segunda-feira, maio 07, 2012

E A AUDITORIA NO CARTÃO CIDADÃO? NADA?


(Revival - um governo que ignora a opinião pública)

Em setembro do ano passado, dois passageiros que cumpriam o trajeto centro-Goytacazes, no ônibus da Viação Caiçara (Itapemirim) perceberam que o sistema rudimentar que contabilizava o subsidio da passagem a 1 real, havia cobrado a ambos o valor de uma viagem do centro a Farol de São Tomé. 

Não titubearam, levaram o caso a delegacia de Policia, onde foi lavrado um boletim de ocorrência. Em seguida, convocaram o vereador Magal, líder do governo, para testemunhar o ocorrido. Depois desse episódio, outros semelhantes se sucederam, com o devido registro dos blogs. 

Constrangido com o volume que o escândalo vinha ganhando, não restou ao governo alternativa, se não anunciar uma auditoria no programa Cartão Cidadão. No dia 5 de dezembro de 2011, o presidente da EMUT, Paulo Mosso fez publicar no Diario Oficial o termo de homologação do pregão 002/11, processo número 2010.015.000108-P-PR pelo qual contratava a PLANUM –Planejamento e Consultoria Urbana Ltda, ao preço de R$ 715.350,00 (setecentos e quinze mil, trezentos e cinqüenta reais) para “promover a execução dos serviços de auditoria sobre os repasses do Programa Campos Cidadão adimplidos às concessionárias atuantes no transporte público coletivo municipal”. 

O tempo e o vento passaram desde então. Algumas datas foram anunciadas para que o trabalho de garimpagem na rapinagem fosse revelado e as correções fossem levadas à cabo. O próprio presidente da EMUT estabeleceu a primeira quinzena de abril para abertura da caixa laranja. E até agora nem um pio. Nada. Silêncio obsequioso. 

Nesse período, algumas greves do setor foram deflagradas. A auditoria em curso foi citada num TAC assinado por representantes da prefeitura e dos Sindicatos dos rodoviários e das empresas, no Ministério do Trabalho, o que prova que o serviço foi ou está sendo feito. 

Por conta do levantamento da auditagem, a própria prefeitura reteve 70 por cento dos repasses do subsídio da passagem às empresas. Mas e aí? Quando o trabalho da auditoria será revelado à quem, efetivamente, arca com todo o custo, o cidadão de Campos? A sociedade?

Todo mundo entendeu que a auditoria foi encomendada para corrigir as fraudes do programa, deixá-lo transparente e aprimorá-lo, tornando o sistema de transporte publico mais confortável e ágil para o passageiro. Ou não? A pergunta é: essa auditoria, de mais de 715 mil reais, cumprirá seu objetivo ou voltará a ser lembrada e citada na próxima greve dos rodoviários?

Reproduzo a seguir o termo de adjudicação do contrato com a PLANUM: 

H O M O L O G A Ç Ã O
 
Aprovo os atos praticados no processo licitatório, modalidade Pregão nº 002/11, processo nº 2010.015.000108-P-PR, cujo objeto é a contratação de empresa especializada em serviços de organização para que se promova a execução dos serviços de auditoria sobre os repasses do Programa Campos Cidadão adimplidos às concessionárias atuantes no transporte público coletivo municipal e, em conseqüência, HOMOLOGO a presente licitação, com a adjudicação do seu objeto à licitante vencedora, a saber: PLANUM - PLANEJAMENTO E CONSULTORIA URBANA LTDA com o valor global
de R$ 715.350,00 ( setecentos e quinze mil, trezentos e cinqüenta reais).

Campos dos Goytacazes, 05 de dezembro de 2011

7 comentários:

  1. Desde que o mundo é mundo BANDIDOS tentam de todas as formas afanar o que não lhes pertence.No entanto, a civilização surgiu e com ela o advento das leis para COIBIREM OS MALFEITORES, mas em Campos, em PLENO SÉCULO XXI as coisas acontecem com GRAVES SUSPEITAS DE CORRUPÃO,são denunciadas e a lei...

    ResponderExcluir
  2. Parece que as autoridades de Campos estão BLINDADAS , ( CONTRA O GOVERNÍCULO ,NÃO PASSA NADA) IMPERANDO O DITADOR"INHO"...

    ResponderExcluir
  3. Governo que ignora a opinião pública? E esse governo se preocupa com a opinião pública e vocês blogueiros que denunciam coisas mal feitas? Vamos deixar de ingenuidade, pois o povo não lê BLOGS,e justiça em Campos é mais que CEGA, então, caro jornalista não adianta se indignar,pois TUDO continuará como está. Vamos pagar pra ver? Perda de tempo....Acho melhor fazer poesias.

    ResponderExcluir
  4. Faça poesia sim Fernando, denota sensibilidade e justifica uma humanidade distanciada da animalidade que denigre a VIDA.
    Mas INDIGNE-SE SEMPRE contra as injustiças.NÃO DESISTA NUNCA pois a capacidade transformadora , a possibilidade de MUDAR REALIDADES,denota um distanciamento do comodismo inerente aos MEDIOCRES.

    ResponderExcluir
  5. rosalia do turf club8 de maio de 2012 às 09:56

    Com certeza, nada é eterno. Tudo passa. e NADA COMO UM DIA, APÓS O OUTRO.

    - "AGORA A PREFEITURA VAI SER NOSSA, POR NO MINIMO, 20 ANOS". Refiro-me as palavras ditas pelo grupo do deputado/prefeito,quando da vitória de rossinha, à prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguem mais tira a gente, todo mundo quer mamar, e nos temos a chave do cofre! Adivinha com quem o povo quer ficar!

      Excluir
  6. O POVO CORRUPTO CARO(?) ANONIMO DAS 12:32, SEM DÚVIDA NENHUMA FICA COM OS GAROTINHOS.
    MAS NEM SÓ DE CORRUPTOS VIVE CAMPOS!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião