quarta-feira, agosto 30, 2017

PIOR DO QUE ISSO NÃO FICA

Queridos amigos e amigas,

Sinceramente, não dá para ficar pior do que isso.

No Iêmen, a cada 10 minutos uma criança morre por desnutrição. 500 mil pessoas foram contaminadas pela maior epidemia de cólera que o mundo já viu, e o bombardeamento dos sauditas destruiu todos os acessos para a chegada de ajuda humanitária.

É um cenário apocalíptico para os inocentes, mas podemos ajudar.

Muitos de nós talvez nunca ouviram falar desse pesadelo porque a Arábia Saudita expulsou todos os jornalistas estrangeiros do país. Eles querem esconder o impacto devastador de sua guerra das manchetes para que nossos governos continuem vendendo tanques, munição e mísseis para eles.

O pior é que este plano está funcionando e nossos líderes estão fazendo vista grossa. Mas a Avaaz é única: nosso financiamento vem de cidadãos comuns sem agenda política e nossa ajuda pode salvar a população. Juntos iremos:
  • Infiltrar jornalistas no país para que possam expor a situação para o resto do mundo;
  • Mobilizar países doadores para que aumentem imediatamente o financiamento de ajuda humanitária;
  • Pressionar países como Canadá e Reino Unido para deixarem de fornecer as armas que viabilizam todo esse horror.
A triste realidade é que se não fizermos isso, ninguém mais vai. 20 milhões (!) de iemenitas precisam desesperadamente de ajuda -- doe com um clique e mãos à obra:

A campanha devastadora da Arábia Saudita no Iêmen é na verdade uma queda de braço com o Irã pelo controle da região. Eles dizem que estão defendendo o governo "legítimo" contra um grupo de rebeldes, mas essa luta não é em nome da democracia, mas sim pela influência na região.

Assim como na Síria, a população civil iemenita é a principal vítima da guerra, só que sem a mesma atenção global. O Iêmen já era o país mais pobre da região e agora hospitais, escolas e bairros inteiros viraram entulho. A última loucura da Arábia Saudita foi bloquear a venda de combustível para aviões da ONU que estão prontos para entregar ajuda humanitária! 

O que agrava a situação é que os sauditas não estão fazendo isso sozinhos. Muitos de nossos governos estão viabilizando essa guerra por meio da venda de armas, aconselhamento militar, e até mesmo enviando soldados. Trump acabou de fechar uma venda de armas no valor 100 bilhões de dólares! Para nossos governos, petróleo e a amizade com os sauditas são mais importantes que as vidas dos iemenitas.

Não precisamos ser cúmplices disso. Se doarmos o suficiente, podemos mostrar ao povo iemenita que não somos nossos governos, que nos importamos com a situação desesperadora que estão enfrentando, e que lutaremos para que parem de bombardear pessoas inocentes. Alguns grupos corajosos estão tentando fazer isso acontecer, mas até agora, ninguém conseguiu. Vamos nos unir urgentemente enquanto ainda dá tempo:

Podemos cruzar os dedos e torcer para que alguém salve o Iêmen, ou então fazer o que nossa comunidade faz de melhor: se unir e falar em nome daqueles que não têm voz. Não vamos nos calar.

Com esperança,
Danny, Rewan, Alice, Allison, Wissam, Nataliya, Ricken, e toda equipe da Avaaz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião