sexta-feira, janeiro 27, 2017

LAVA JATO: MARCELO ODEBRECHT FALOU

g1





Marcelo Odebrecht é ouvido sobre acordo de delação nesta sexta-feira

Audiência ocorre na sede da Justiça Federal, em Curitiba. 
Marcelo Odebrecht está preso desde junho de 2015 pela Lava Jato.

Adriana JustiDo G1 PR, com informações do Hora 1
O ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, que está preso na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, foi ouvido pelo juiz auxiliar de Teori Zavascki, Márcio Schiefler Fontes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sede da Justiça Federal, também na capital paranaense, nesta sexta-feira (27).
A audiência começou às 9h com o depoimento do executivo da regional sul da Odebrecht Valter Luiz Lana. Por volta das 10h15, Marcelo Odebrecht começou a ser ouvido. A audiência terminou por volta das 11h50.
O depoimento tem como objetivo validar o acordo de delação do executivo, que foi detido na  14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em junho de 2015. O ex-presidente deixou a Superintendência da PF às 8h20.
Odebrecht já foi condenado a mais de 19 anos de prisão por envolvimento no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Lava Jato e responde por crimes como corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Até quinta-feira (26), pelo menos 60 dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht que fizeram delação premiada na Operação Lava Jato foram ouvidos. O depoimento do ex-presidente e principal herdeiro do grupo deve encerrar as audiências para confirmar se as delações foram de livres e espontânea vontade.
As audiências costumam ser rápidas, com duração de cerca de meia hora. No entanto, Marcelo Odebrecht ficou na sala por quase duas horas.
Nessas entrevistas, os juízes perguntam se os delatores prestaram informações de livre e espontânea vontade, sem coação por parte dos investigadores do MP. As audiências são feitas pela mesma equipe do ministro Teori Zavascki, relator original do caso e morto em acidente de avião na semana passada.
O trabalho foi iniciado nesta semana por autorização da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, após uma conversa com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu urgência no caso. A homologação poderá ser feita pela própria ministra de forma fatiada, à medida que os acordos forem retornando ao STF.
Segundo auxiliares, Cármen Lúcia continua conversando com os colegas de tribunal para chegar a uma solução para repassar os processos da Lava Jato para um novo relator, que substituirá Teori Zavascki, morto num acidente de avião na semana passada. A expectativa é que essa definição ocorra até a semana que vem.
O ‘herdeiro-prodígio’ que virou risco político
Marcelo Odebrecht, presidente da construtora Odebrecht e réu na Operação Lava Jato, sorri durante sessão da CPI da Petrobras em Curitiba. Ele se recusou a falar sobre o processo judicial e negou a possibilidade de assinar acordo de delação premiada (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)Marcelo Odebrecht está preso desde junho de 2015 (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
A ascensão de um dos maiores líderes empresariais brasileiros foi interrompida pelas investigações da Operação Lava Jato. Marcelo Odebrecht, de 48 anos, foi preparado para comandar o grupo empresarial criado pelo seu avô, Norberto Odebrecht, e presidido durante 10 anos por seu pai, Emilio Odebrecht.
Depois de preso, o herdeiro-prodígio viu seu nome envolvido em denúncias de corrupção. Teve de renunciar à presidência da Odebrecht e a todos os cargos que exercia nas diversas empresas do grupo. Mesmo que saia da prisão, não deverá voltar tão cedo à linha de frente da maior construtora do país.
Enquanto a Odebrecht tenta virar a página, Marcelo busca minimizar sua pena através do acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF). Ele deverá dizer o que sabe sobre os negócios irregulares feitos pela construtora.
Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

Um comentário:

  1. Grande Fernando, saudações guerreiro,alguém me explica,Cabral preso Cunha preso Eike preso.Todos carecas e não saiem por juiz nenhum do mundo.Agora Garotinho está lá no apto da filha de seu funcionário e juiz algum derruba esse cara.Explica essa aberração jurídica. POR FAVOR!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião