sexta-feira, janeiro 29, 2016

Nenhuma criança merece passar por isso.


Queridos membros da Avaaz,

Pelo menos 25 mil crianças desacompanhadas procuram refúgio na Europa. Fugindo de guerras, fome e violência, elas perderam os pais e estão desesperadas para encontrar um lar seguro. Em vez de lhes oferecer abrigo, as autoridades estão abandonando esses inocentese permitindo que virem presas fáceis nas mãos de perigosos traficantes.

O mais inacreditável é que nem mesmo crianças que têm parentes na Europa recebem permissão para reencontrá-los.

Na semana passada, porém, tudo mudou: uma equipe de advogados especialistas em refugiados venceu um processo judicial inédito permitindo que crianças desacompanhadas sejam reunidas às suas famílias no Reino Unido e possam pedir asilo lá.

A Avaaz se uniu a esses especialistas com o objetivo de usar o caso como exemplo e lançar uma campanha para identificar essas crianças, buscar assistência jurídica e aconselhamento para elas, bem como abrigá-las em toda a União Europeia. Entretanto, a campanha precisa urgentemente de financiamento e, enquanto isso, muitas crianças continuam correndo risco de cairem na armadilha dos contrabandistas.

Se alguns de nós contribuirmos agora com pequenas quantias, poderemos livrar as vítimas mais vulneráveis de um trauma ainda maior, e fazer a nossa parte para quebrar a corrente de contrabando infantil.

Em um mundo humano e civilizado, nenhuma criança estaria sujeita a uma situação tão horrível como esta. Podemos começar a construir esse mundo agora. Doe agora para lançarmos o projeto urgente e impedirmos mais tragédias envolvendo crianças:


Aos 15 anos de idade, Masud havia escapado do Talibã, chegado à Europa sozinho e estava a poucos passos do Reino Unido, onde reencontraria sua irmã. O país, entretanto, não permitiu a sua entrada, e Masud morreu sozinho e sufocado no baú de um caminhão. A menos que essas crianças recebam atenção urgentemente, haverá muitos outros casos como o de Masud.

A única maneira de ajudar de verdade é oferecer rotas legítimas para locais seguros. A vitória no Reino Unido reitera a lei que diz que menores desacompanhados podem pedir refúgio em qualquer país onde moram parentes seus na Europa. Mas a lei não está sendo respeitada, ao mesmo tempo que muitos requerentes de asilo, especialmente as crianças, não conhecem seus direitos. É aí que entramos.

Se juntos conseguirmos arrecadar o suficiente, nossa comunidade poderia trabalhar para:
  • dar apoio a processos nos tribunais de toda a União Europeia para forçar os governos a abrigar estas crianças;
  • apoiar advogados para identificar e ajudar crianças a reencontrar parentes já assentados na Europa;
  • fazer campanhas para fornecer aconselhamento e abrigo enquanto os processos estejam em andamento;
  • intensificar a pressão pública e política para a proteção dos refugiados.
Às vezes pode parecer que não há solução para a crise dos refugiados, mas estas crianças já têm famílias que podem recebê-las! Contribua: elas já sofreram o bastante e agora estão sozinhas, com pais mortos, desaparecidos ou distantes. A única opção que lhes resta é esperar em campos de refugiados frios e perigosos, ou arriscar a vida viajando clandestinamente em caminhões ou trens, onde muitas vezes a morte é o destino. Vamos ajudá-las a encontrar uma nova vida, livre de medo.


No decorrer do último ano, nossa comunidade fez coisas incríveis para ajudar os refugiados: financiamos operações de resgate no Mediterrâneo e de transporte em toda a Europa; enviamos ajuda para as ilhas gregas; e fizemos campanhas para que a União Europeia, Estados Unidos, Austrália e Canadá melhorassem suas políticas de refugiados. Agora, vamos fazer tudo o que pudermos para ajudar estas crianças, finalmente, a obter segurança.

Um abraço cheio de esperança e determinação,

Alex, Christoph, Antonia, Alice, Emma, Marigona, Risalat e toda a equipe da Avaaz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião