terça-feira, março 03, 2015

VIZINHOS ENTRAM NO MP CONTRA OCUPAÇÃO IRREGULAR DO HORTO

JORNAL TERCEIRAA VIA:

Moradores do Horto vão ao MPE para desocupação de área pública

Dos 24 mil metros quadrados, seis estariam atingindo aos direitos coletivos da comunidade

O Horto Municipal é uma ótima opção para quem quer ficar próximo à natureza, relaxar, apreciar as plantas, fazer piqueniques ou se reunir com a família e os amigos. No entanto, de acordo com os moradores do entorno, o local deixou de alcançar o objetivo desde o segundo semestre do ano passado. Os transtornos teriam começado quando a prefeitura de Campos teria cedido à empresa EMEC Service uma área situada nos fundos do terreno. A construção está destinada à utilização como base operacional da empresa em Campos, enquanto permanecer contratada para prestação de serviços de manutenção de praças e jardins. A área que compreende o local de estacionamento dos caminhões, as fossas, os depósitos de terra-preta, areia, materiais e entulhos, além do estacionamento para veículos de funcionários da EMEC, é superior a seis mil metros quadrados.

Ainda segundo os vizinhos ao Horto, em dezembro do ano passado, a empresa também transferiu para o mesmo terreno cerca de quinze veículos de grande porte, incluindo caminhões-pipa e de transporte de terra, retro-escavadeiras, equipamentos pesados, materiais como terras, pedras, manilhas de cimento de grandes dimensões, tábuas etc. Para executar as tarefas diárias externas, a frota de veículos pesados precisa percorrer um caminho de aproximadamente quatro quilômetros em toda a extensão do Horto Municipal à margem das casas do bairro e de um condomínio vizinho.

Um grupo de moradores — que terá a identidade preservada — ingressou com uma ação no Ministério Público Estadual, no início do mês passado. Eles questionam a cessão do espaço público à iniciativa privada, além dos benefícios à coletividade. “O movimento humano e maquinário se dá diversas vezes ao dia, encerrando não antes das 20 horas, trazendo transtornos como poluição do ar, excesso de ruído e movimentação do solo, o que tem provocado também rachaduras e trincas em diversas casas”, revelou um dos moradores.

Outro morador faz coro à denúncia.  “Foram construídas fossas para despejo dos dejetos de diversos banheiros químicos da empresa, quando o correto é que devessem ser recolhidos para envio a uma usina de tratamento de efluentes. Esta situação certamente resultará na contaminação do lençol freático, bem como já vem trazendo um forte mau cheiro e atraindo moscas para as casas próximas”.
 

Patricia Barreto

2 comentários:

  1. Gravíssimo o que acontece em Campos.
    Confundem cargo executivo com cargo feudal .Coisa digna de internação em hospício.
    Interdição já!

    ResponderExcluir
  2. Não dá para acreditar: 6.000 metros quadrados do Horto Municipal são ocupados na surdina por uma empresa particular, devastando a vegetação e poluindo o meio ambiente, inclusive o lençol freático. Isto precisa ser denunciado em todas as instâncias competentes: Ministério Público, INEA Estadual, Ibama e outras.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião