sexta-feira, março 27, 2015

FAMILIAS DA ZONA RURAL DE SFI RECEBEM APOIO DE ESTADO E PREFEITURA

      Pelo menos 200 famílias que residem no assentamento de Tipiti, situado na localidade de Morro do Bode, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana, foram contempladas com o saneamento rural. A ação é do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, em parceria com prefeitura de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.  
          
       A solenidade de inauguração, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26),  contou com a presença do Deputado Estadual e Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, o Deputado Estadual e presidente da comissão de Agricultura da Alerj, João Peixoto, o prefeito, Pedrinho Cherene, o vice prefeito, Amaro Barros, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.                 
     “Com certeza há muita gente perguntando o porquê inaugurar fossas sépticas, por isso vale destacar que a Secretaria Estadual de Agricultura este ano completará 90 anos e nunca houve um programa de saneamento rural. É um mérito muito grande nesses próximos dois anos seguintes, 2015 e 2016, entregarmos mais de 18 mil fossas sépticas no estado. Este trabalho é escondido, mas traz muitos benefícios, um deles é impedir que haja mortalidade infantil”, destacou o Secretário Estadual,  Christino Áureo.  
      
    O saneamento é uma das ações do Rio Rural para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já investiu R$ 8,5 milhões na implantação de cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras, que foram criadas pela Embrapa com o objetivo da destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição e o desperdício da água. Elas estão sendo instaladas em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana.
                 
        Na ocasião, o prefeito Pedrinho Cherene enfatizou a importância do saneamento rural nas residências como uma melhoria de qualidade de vida e aproveitou a oportunidade para  entregar ao Deputado Estadual e Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo,  um decreto de emergência para o enfrentamento da estiagem no município.  
                
    “Preocupados com a seca na nossa região desde que começou, como registro, estamos entregando, nas mãos do secretário, este documento que foi redigido no início desse mês, com a contribuição de todas as secretarias, em especial as de Agricultura e Defesa Civil. A nossa intenção é que esse estado de emergência seja homologado a nível estadual e federal , e, logo possamos receber mais recursos para amenizar os prejuízos”, ressaltou
               
      O Deputado Estadual e presidente da comissão de Agricultura da Alerj, João Peixoto, destacou o seu reconhecimento pelas ações que a prefeitura tem realizado em parceria com o governo do Estado para ajudar a população nesse período de seca. “Temos que nos conscientizar que os prejuízos que a população vem sofrendo por conta da seca não é culpa do prefeito, mas da natureza, já que não chove há um bom tempo em São Francisco ”, disse.
                 
(ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião