terça-feira, janeiro 27, 2015

PRODUTORES RURAIS DE SFI SERÃO AJUDADOS PELO RIO RURAL

(ASCOM)

Rio Rural emergencial vai beneficiar produtores rurais de SFI



O município de São Francisco de Itabapoana está entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro que mais tem sido prejudicado nesse período de seca. Em busca de recursos para amenizar os impactos da estiagem na região, o prefeito Pedrinho Cherene  acompanhou, nesta segunda-feira (26), na cidade de Italva, no Noroeste do Estado,  o governador  Luiz Fernando Pezão,  na solenidade de lançamento do Rio Rural Emergencial, que são benefícios destinados  a pequenos produtores do Norte e Noroeste fluminense para o enfrentamento dos efeitos da estiagem no âmbito rural.
Com a previsão de beneficiar 13 mil produtores afetados com a seca, o valor de investimento anunciado pelo governador é de R$ 53 milhões, sendo oriundos  23 milhões governo do Estado e 30 milhões do programa Rio Rural. Os recursos serão aplicados durante todo ano de 2015 nas ações de implantação de sistemas de nutrição para os rebanhos, que sofrem com a escassez de pasto. Além disso, perfuração de poços artesianos para uso compartilhado entre os produtores rurais.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, do ano passado até o momento, o Estado do Rio sofreu um prejuízo de R$ 100 milhões de reais. Pelo menos 13 mil agricultores foram prejudicados com a seca.  Somando com a perda de milhares de gados, o prejuízo alcança 26% no leite e 5% no hortifrúti.
O prefeito Pedrinho Cherene destaca a sua preocupação com os produtores rurais da região. “Quase cem por cento da nossa economia é oriunda da agricultura, por isso faz-se necessário unir esforços para diminuir significativamente os prejuízos decorrentes da seca. Acredito que todos saem dessa solenidade aliviados com as boas ações anunciadas pelo governador para beneficiar os pequenos produtores”, ressaltou
          O governador Pezão, anunciou, que, nesta próxima quarta-feira (28), vai apresentar à presidente Dilma Roussef um plano conter os prejuízos da estiagem. Ele explicou que a proposta foi elaborada por técnicos da Cedae e da Secretaria estadual do Ambiente.
“Presume-se que a estiagem vai continuar no próximo mês e, logo, algumas cidades continuarão sendo prejudicadas com a seca. Por isso vou discutir com a Presidente ações emergenciais e projetos para superarmos esse período de seca. Vale destacar o programa de reflorestamento das margens dos rios Paraíba do Sul e Guandu, além do projeto de saneamento da Região Metropolitana do Rio”, disse.
Participaram do evento diversos prefeitos da região Norte e Noroeste, o vice governador Francisco Dornelles; o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo; do representante do Banco Mundial, Gregor Wolf, e produtores rurais dos municípios das Regiões Norte e Noroeste.

2 comentários:

Deixe sua opinião