terça-feira, setembro 16, 2014

MERCADO MUNICIPAL: COMEMORAR OU CHORAR?

(ascom)

Hoje, 15 de setembro, o Mercado Municipal de Campos faz 93 anos de sua inauguração, na época, grande feito administrativo do Prefeito Luiz Sobral. Motivado com o mercado que vira em Paris, em Estilo Eclético, determinou que houvesse o mesmo tratamento de qualidade na cidade que administrava, deixando para as gerações futuras o grande exemplo de como deve ser a conduta do gestor público.

Porém, ao confrontarmos o relato histórico acima com a situação atual do Mercado Municipal de Campos, podemos dizer, sem medo de errar - como diriam os mais experientes - que o Prefeito Luiz Sobral deve estar se "contorcendo" de revolta em sua sepultura! Devemos entender, que o Mercado Municipal de Campos, não deve ser compreendido como um recorte congelado no tempo, onde havia uma praça que dava-lhe a referência do endereço, que hoje, que passa pelo local, não sabe do que se trata: para onde foi a Praça Azeredo Coutinho? Também, que apenas deve ser contemplado com espírito saudosista, de um período longínquo onde havia prazer e satisfação de os cidadãos de Campos frequentarem e montarem as páginas da história com os relacionamentos e relatos diários que aconteciam ali, e ainda serviam de referência para o visitante, que obtinha seguras informações sobre a cidade. 

Mas, frequentar o Mercado hoje, é um programa que infelizmente não pode ser feito com tanta satisfação devido ao ambiente que ao longo do tempo se degradou, sendo verificado, dentre outros "usos" o ambiente de encontro de atividades não recomendáveis, como a prostituição e drogas de toda espécie, tornando-se assim, um equipamento urbano muito distante do conceito que levou um dia a população de Campos sentir orgulho. Hoje, vários meios de comunicação veiculou matéria sobre o Mercado Municipal de Campos, um deles, divulgou foto de um bolo que parecia ser de chocolate, se for, só pode ter sido feito com chocolate amargo!

Neste momento, é preciso que sejam ressaltados os 93 anos de existência do Mercado, apesar do mal trato, pois continua de pé, visto pelas frestas dos obstáculos, da ignorância e do descaso que o envolve, e que continuarão a envolver, segundo o que foi apresentado pelo projetos desenvolvidos pela Prefeitura, conforme as informações das matérias comemorativas dos 93 anos. Mas, é preciso que seja destacado o total descumprimento da Lei 8487/2013, especialmente o Artigo 6º, V e VI:

V- Emitir parecer à concessão de licença para obras em imóveis situados nas proximidades de bens preservados e/ou tombados pelo Município e a aprovação, modificação ou revogação de projetos urbanísticos, inclusive os de loteamentos, desde que, umas ou outras possam interferir de alguma forma na segurança, na integridade estética, na ambiência ou na visibilidade de bem preservado e ou tombado pelo município, assim como em sua inserção no conjunto panorâmico ou urbanístico circunjacente;
VI - Emitir parecer quanto à prática de qualquer ato que, de alguma forma, altere a aparência do bem ou imóvel tombado pelo município;

A Prefeitura, está desenvolvendo o segundo projeto, deste ano somente, pois no geral, existem projetos desenvolvidos desde 2003 sem que seja efetivamente feito algo, ilustrados na Exposição Mercado Municipal: patrimônio histórico ameaçado (na UFF, até 17/09). Desta forma, não fica a dúvida entre comemorar ou chorar?, restando a incômoda situação do choro, visto a condução do processo de descaracterização do Mercado Municipal de Campos, raro exemplo de organização das cidades, suprimido do contexto urbano, em alguns casos, mas importante em outros, no Brasil (Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte) e no mundo (Chile, Inglaterra).

Assim, são completados, hoje, 93 anos de um "senhor" alvo do descaso e da irresponsabilidade com a sua história e o seu significado, restando a esperança de o Ministério Público, por ter acolhido representação da sociedade civil, instaurando Inquérito, prestar a sua importante contribuição para que haja vários aniversários e não se confirme o iminente velório. Xô, carpideiras!

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

Um comentário:

  1. Sem dúvidas nenhuma:para chorar.
    Governo chinfrim que reduz tudo a nada.
    Mas podemos mudar essa história!
    Por um município próspero,porcina Campos com qualidade de vida:
    Fora garotinhos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião