terça-feira, setembro 30, 2014

BANCO DE LEITE DOS PLANTADORES COMPLETA 10 ANOS

(ASCOM)

O banco de leite humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), completa nesta terça-feira (30), 10 anos de fundação. A data será lembrada com uma série de palestras  no auditório da unidade hospitalar. O tema será discutido pelo Jonas Borges, da Fundação Osvaldo Cruz ( FIOCRUZ). 

A programação que começa às 14h consta também de depoimentos de mães e doadoras. 
De acordo com a coordenadora do bando de leite Débora Henriques o estoque continua insuficiente  para atender cerca de 30 bebês internados nas Unidades Intermediárias ( UI) e na de Tratamento Intensivo.
 ”  O banco recebe em média dois litros por dia, mais a necessidade são 12, para atender as crianças que estão internadas.O  banco de leite humano do HPC é o único do Norte e Noroeste do estado do Rio.  Oferecemos a doadora toda a orientação para retirada do leite e fazemos o recolhimento, basta que a doadora venha até o hospital fazer o cadastramento", explicou Débora

IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leitematerno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros diasde vida.
O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química doleite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião