quarta-feira, julho 23, 2014

OBRAS DO MERCADO ATRÁS DA CORTINA DE FERRO

Área externa do Mercado Municipal, em 1950
Olá, boa tarde.

Hoje, 23 de Julho, entranhei o barulho da "britadeira" no canteiro de obras do Mercado, ao que tendo observado pelas frestas da "cortina de ferro" (tapumes) - ver fotos - pude constatar que se trata de continuidade das obras, no trecho da Barão do Amazonas com operários rompendo a base existente e outros profissionais com trena em punho delimitando, possivelmente, a área de intervenção.

Como a obra é ilegal, considerando a Lei 8487/2013, que trata das condições para intervenções em prédios tombados pelo patrimônio histórico e em seu entorno, também, a falta de parecer ou autorização do COPPAM - continua inerte - sobre as obras e o projeto fornecido pelo sr. Orávio Soares - Presidente do COPPAM - ao Observatório Social, ainda, sem a apresentação da reformulação deste, tratado em reunião do COPPAM - essas atividades no canteiro de obras são questionáveis, sobretudo  com o uso de dinheiro público - ao menos não há indicações de as atividades serem benemerentes - sinalizado pela placa de obras que confirma o custo - por hora - em torno de R$ 10.000.000,00 (DEZ MILHÕES DE REAIS).

Apesar de existir Inquérito Civíl instaurado no Ministério Público Estadual no. 201400609186, Portaria no. 156/14, a Prefeitura aparentemente não dá a mínima, ignora tudo e todos, dá continuidade, por trás da "cortina de ferro", pelo menos, às obras entorno do Mercado Municipal, bem tombado pela Resolução 005/2013 do COPPAM, publicado no Diário Oficial em 13 de Setembro de 2013.

A questão do entorno, também, envolve aspectos ambientais significativos, por tratar-se de árvores centenárias de grande porte remanescentes das que existiam quando da Praça Azeredo Coutinho - foto anexo, ainda não considerando o "atentado" feito no Parque Alberto Sampaio/ Jardim de Alah - que, no registro das fotos já começaram a sofrer alguns tipos de cortes nas bases do tronco. Não se sabe exatamente as justificativas destes procedimentos, mas se sabe que no projeto inicial, trecho anexo, consta a derrubada de todas elas para a edificação de um anexo administrativo que completaria o projeto de "encalusuramento" do prédio do Mercado Municipal que possui absurdamente um muro em seu perímetro.

Não só o espaço urbano merece mais responsabilidade por parte da Prefeitura, mas os que desempenham as suas atividades laborativas e a população.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

Fotos anexas:


3 comentários:

  1. Se é tombada não me interessa. A realidade é que já tombaram, não existe nenhuma obra atrás cortina de ferro, o trânsito está infernal com canteiro de obras a que o poder público nos impôs e ninguém resolve nada. Minha opinião: começou, termina e rápido. O camelódromo é recente e não fará falta. local para pedestre transitar sim isso faz falta

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião