domingo, abril 27, 2014

ACESSIBILIDADE: NEM O BARÃO ESCAPOU

Por uma Campos melhor.

A Lei de Mobilidade Urbana, 12587/2012, garante em seu artigo 5o., I, a acessibilidade universal. Porém, apesar de Campos estar sob um TAC de acessibilidade, o 096/2006, a Prefeitura a título estético (?) pavimentou o conhecido Jardim do Liceu, Praça Barão do Rio Branco, com forração de brita no. 2, que simplesmente impossibilita aos que possuem mobilidade reduzida de conviverem com este equipamento urbano tão raro em nossa cidade.

O caso é mais curioso devido a praça possuir em seu entorno à Câmara dos Vereadores e o IMTT, especialmente. Como se não bastasse toda trapalhada e falta de interesse público, no processo de licitação do transporte público, que já dura mais de um ano, passaram por aqui técnicos do URBS, de Curitiba, em 16/10/2013, e do escritório PLANUM, este contratado por R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para elaborar o referido edital, mas sem proveito ou êxito, visto o último adiamento ocorrido no início deste mês de abril. Parece piada, mas é verdade, inclusive como diria Bob Dylan: "All along the wathtower"(tudo diante do sentinela - traduzido livremente), no caso as representações dos poderes legislativo e executivo citados.

A quem interessa e quem ganhou com essa obra é um caso para ser bem explicado, pois a população que paga os seus impostos e aguarda a aplicação em melhorias urbanas, não foi, já que fica preterida da utilização de equipamentos importantes, como as áreas verdes constituídas pelas praças, o que compromete a acessibilidade e consequentemente a qualidade de vida. 

O Observatório Social de Campos realizou seminário de mobilidade urbana em Campos, nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, de onde foi extraída agenda propositiva (anexo), composta por 10 itens, já protocolados no executivo, desde o Gabinete da Prefeita à Secretaria de Obras e IMTT. Aguardamos providências.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

Um comentário:

  1. Querem saber de nada no que diz respeito ao bem estar da população.
    Puseram na cabeça que Campos é uma empresa privada e ponto.
    Vergonha!
    Acinte!
    Terra sem lei!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião