terça-feira, dezembro 24, 2013

RISCO DE CHEIA NO NORTE E NOROESTE FLUMINENSES

(Do jornal O Globo online)
Presidente Dilma sobrevoou área atingida e ficou impressionada com o que viu

RIO - As cidades de Bom Jesus de Itabapoana, Muriaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Macaé, nas regiões Norte e Noroeste do estado, estão em alerta máximo, devido ao risco de transbordamento dos rios. Para esta terça-feira, véspera de Natal, a previsão do tempo é de mais chuva para essas duas regiões, além da Região Serrana.

Em Laje do Muriaé, 27 famílias que viviam na comunidade ribeirinha foram retiradas de suas casas porque o Rio Muriaé transbordou na tarde desta segunda-feira e ainda está acima do limite. Três casas desabaram nos bairros Chácara do Cruzeiro e Boa Vista.

Em Bom Jesus do Itabapoana, 11 famílias estão em abrigos da prefeitura e outras 20 estão desalojadas. Sete casas foram interditadas pela defesa Civil, quatro delas desabaram devido as chuvas e três serão demolidas já que não há mais condições de moradias. O Rio Itabapoana transbordou na madrugada desta terça-feira e também ainda está acima do normal.

O Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, entrou em estágio de alerta - o terceiro na escala de riscos de transbordamento - por volta das 13h desta segunda-feira. Já o Rio Fisher, em Teresópolis, na Região Serrana, entrou em estágio de alerta máximo por volta das 14h de segunda-feira. Os demais rios que cortam o Norte-Noroeste Fluminense, a Baixada Fluminense e a Região Serrana estão em estágio de atenção, o segundo na escala.

Na segunda, a chuva voltou a cais com força em algumas cidades do estado, após alguns dias de trégua, de acordo com o Climatempo. O instituto de meteorologia informou, ainda, que as áreas de instabilidade sobre o Rio de Janeiro não vão se dissipar por enquanto. A previsão é de mais chuva no decorrer da semana. Grandes volumes de água são esperados, e, como os rios já estão altos e os solos estão encharcados, o risco de enchente e deslizamento é alto.


Matéria completa em O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião