sexta-feira, novembro 29, 2013

ITAPERUNA FAZ CAMPANHA DE COMBATE A AIDS


Dia Mundial de Luta contra a AIDS será lembrado em Itaperuna

Em Itaperuna, região Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza Campanha do dia Mundial de Luta contra a AIDS. O evento será realizado no próximo sábado (30/11), das 7h às 14h, no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio.
O evento é uma iniciativa do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais; e do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES); que ainda contam com o apoio de diversos outros parceiros. Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
SMS realiza teste rápido para diagnóstico de HIV
A SMS de Itaperuna realiza teste rápido para diagnóstico de HIV. O teste é realizado pela equipe do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais. A realização do teste acontece de segunda a sexta-feira, no período da manhã das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30min, sob os cuidados das enfermeiras Olívia de Souza e Jociene Almeida, respectivamente. O resultado fica pronto em 20 minutos.
É importante ressaltar que não há necessidade da solicitação médica para a realização do teste. Também não é necessário jejum. Para a realização do teste, basta apenas apresentar um documento com foto. Existe número limitado de senhas por dia.
Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.
Responsabilidade e acolhimento ao paciente - A Secretaria de Saúde tem buscado constantemente melhorar os serviços, bem como o atendimento para a população itaperunense. O Programa DST/AIDS/Hepatites Virais prima pela excelência e responsabilidade sobre o trabalho realizado. O acolhimento ao paciente é outro importante fator trabalhado pela equipe.
Segundo a enfermeira Olívia de Souza é de fundamental importância detectar a doença o mais rápido possível, a fim de proporcionar qualidade de vida ao paciente, e principalmente, conscientizá-lo sobre a doença, de modo a evitar a propagação do vírus. Ainda de acordo com a enfermeira, existe muito preconceito em relação à AIDS, e a informação, é importante aliada no combate ao preconceito e à prevenção.
O Programa DST/AIDS/Hepatites Virais possui equipe multidisciplinar, que realiza importante trabalho em Itaperuna. Conheça os profissionais do setor: Débora Hypólito (coordenadora do Programa DST/AIDS); Olívia de Souza (enfermeira e coordenadora das Hepatites); Maria Inês M. Costa (assistente social); Jociene Almeida (enfermeira); Maria Aparecida Correa (farmacêutica); Ledimar Martins (nutricionista); Ignael Muniz (psicólogo); Valdiceia Vieira Adirson (técnica de enfermagem); Gerlaine Coutinho (auxiliar administrativo); além dos médicos João Paulino, Lauro Amaral e Roberto Guimarães.

INFORMAÇÃO
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião