Vejam só:
Os problemas que "travam" as cidades, se assemelham, independente do porte - é questão de tempo - e, ao que parece podem ser melhorados por ações que menos dependem da melhoria e diversidade da mobilidade urbana, como esta vem sendo tratada, ou seja, menos depende da diversificação e ampliação dos sistemas modais de transporte público, individualmente, mais dependem de ações que revitalizem áreas sub-utilizadas e os vazios urbanos, especialmente as centrais, com moradias socialmente diversificadas, para que sejam garantidos a "humanização", o uso, a função social, além da descentralização dos serviços privados e públicos, para que a cidade se "aproxime" do cidadão - vice-versa - com controle do "espraiamento" urbano, tão nocivo nos tempos renascentistas e, ao que se sugere, pelos atos, ainda enchem os olhos dos gestores...ou os bolsos..quem saberá dizer?!
A ampliação dos horários comerciais, principalmente o bancário, pode ser um grande aliado na resolução dos "entraves" urbanos.
O artigo anexo, traz excelente debate sobre o assunto e, deixa claro que as ações devem ser complementares, conjugadas, sobretudo planejadas.
seguem os links abaixo e as impressões em PDF, anexo.
Página 1: http://construcaomercado. pini.com.br/negocios- incorporacao-construcao/145/ artigo293406-1.aspx
Página 3: http://construcaomercado. pini.com.br/negocios- incorporacao-construcao/145/ artigo293406-3.aspx
Abç.,
Renato César Arêas Siqueira
Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF
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