sexta-feira, julho 26, 2013

SE ESSA RUA FOSSE MINHA (DENUNCIA)

(Com atualização, 27/07/13 - 10:49h)

Colhi as informações para consubstanciar a denúncia, que reputo grave. Uma pequena rua, no lado contrario, em frente ao hospital São José, em Goytacazes, teve metade de sua largura tomada pela iniciativa privada. Trata-se de uma rua com o casario de um único lado. Na outra extremidade há uma enorme área sem construções.

A referida rua tinha 7 metros de largura e foi aprovada como tal pelo programa da prefeitura municipal de Campos, "Bairro Legal". Tanto é assim que a infraestrutura construída pelo Poder Público, galeria de águas pluviais e de esgoto, já ficou pronta e sua localização é na "área particular". 

Agora, recentemente, o dono do terreno, que, ao que parece, coincidentemente, é o empreiteiro da obra, retomou metade da rua, inclusive, com a construção de uma cerca, conforme as fotografias que vêem postadas a seguir.Veja o relato:

Prezado Fernando, a situação é aquela que te descrevi. Simplesmente a construtora encarregada da obra "bairro legal" em Goitacazes, adquiriu uma área de terra abandonada ha mais de 30 anos, limitante com uma rua estreita.

Durante esse período, os moradores possuidores legais de suas casas de frente para a referida Rua, passaram a utilizar uma pequena

Durante todo esse tempo, foram construidas boas casas, uma escola, e, apesar da Rua não ser calçada, os moradores se sentiam felizes.

Quando a obra passou pela Rua, não houve qualquer questionamento, sendo inclusive construído o manilhamento e as caixas coletoras de esgotos no lado "de fora", dando a rua assim o estatus de normal com 7 metros de largura.

Não se sabe porque, resolveram agora "tomar" da população aquilo que já lhe pertencia por uso coletivo há mais de 30 anos.

A prefeitura foi chamada, mas não se sensibilizou. Parece mais preocupada em ajudar ao atual proprietário da área, dono da construtora com quem tem negócios a solucionar o problema de cerca de 40 famílias diretas e muitas outras indiretas.

Vale frisar que a Rua com sete metros de largura já estava aprovada na obra "bairro legal".
Sem querer tomar mais o seu precioso tempo, e se concretizando a situação do momento, levanto as seguintes hipóteses:
1- Pode a prefeitura cercar terras particulares?
2- Já que foi construído pela prefeitura todo o sistema de água encanada, águas pluviais e esgoto num local que agora passará a ser particular, portanto ficará perdido. Seria isto improbidade?
3- Não parece estranho a própria empreiteira adquirir (previamente) terras que se super valorizaram em função de obras públicas(seria tráfico de ilfluência e/ou informações privilegiadas?)
4- O interesse particular sobrepõe ao interesse público?

As fotos:

A rua ficará com a largura de 3 metros
Nessa imagem a rua com a calçada fica ainda mais estreita
Cerca construída pela prefeitura de Campos
Área descampada e abandonada
Atualização:

Prezado Fernando, em primeiro lugar quero agradecer em nome dos moradores o espaço que nos foi cedido em seu sempre democrático blog. Sou um morador da rua e tenho boas notícias, ontem à tarde, o subsecretário de governo, Sr. Alcimar, (pessoa a quem também quero agradecer, pois esteve conosco desde o início dando-nos total apoio e julgo ter tido papel importante nas "negociações") nos procurou em nome da Prefeita dizendo que a ela estava fora do Estado do Rio, mas que por telefone garantiu que a rua terá 6(seis) metros de largura mais 1,50 (um metro e cinquenta centímetros) de calçada em cada lado. Ficando deste modo, aparentemente resolvida a nossa reivindicação. Agradeço à todos que nos apoiaram direta ou indiretamente na manifestação e peço desculpas aos que foram prejudicados em razão da paralisação da RJ 216. Mas foi o mal necessário. 
Joaquim José de Sales

7 comentários:

  1. Qulquer ditadura não respeita as pertencias de um simples cidadão, ditadura funciona assim, agora entendeu?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fernando, em primeiro lugar quero agradecer em nome dos moradores o espaço que nos foi cedido em seu sempre democrático blog. Sou um morador da rua e tenho boas notícias, ontem à tarde, o subsecretário de governo, Sr. Alcimar, (pessoa a quem também quero agradecer, pois esteve conosco desde o início dando-nos total apoio e julgo ter tido papel importante nas "negociações") nos procurou em nome da Prefeita dizendo que a ela estava fora do Estado do Rio, mas que por telefone garantiu que a rua terá 6(seis) metros de largura mais 1,50 (um metro e cinquenta centímetros) de calçada em cada lado. Ficando deste modo, aparentemente resolvida a nossa reivindicação. Agradeço à todos que nos apoiaram direta ou indiretamente na manifestação e peço desculpas aos que foram prejudicados em razão da paralisação da RJ 216. Mas foi o mal necessário.
    Joaquim José de Sales

    ResponderExcluir
  3. a folha da manha disse exatamente o contrario, esse alcimar na sabe nada, um papagaio de pirata, so tira foto, o secretario de obras disse que a rua teria 3 mts, pois o terreno ao lado pertence a iniciativa privada, só ler a folha da manha

    ResponderExcluir
  4. Pouca vergonha!
    Descaramento!
    Culpo o MP que está se fazendo de morto nesta terra de Campos dos Goitacazes?
    Ou não é se fazer de morto tantas e tantas denuncias e não fazerem o que devem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, essa área estava abandonada há mais de 30 anos, agora "coincidentemente" nas vésperas dessa obra ser iniciada a Empreiteira a comprou todo o terreno. CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO PRA INVESTIGAR ESSE GOVERNO???

      Excluir
  5. Sr.(a) Anônimo(a) realmente a “FOLHA DA MANHÔ, publicou uma matéria no mesmo dia da manifestação, à tarde, informando que a representantes da prefeitura ao serem procurados, informaram que a rua ficará com 3 metros. Entretanto, após esta publicação, reunimo-nos com o Sr. Alcimar, que trouxe a informação que postei anteriormente, (rua com 6 metros + calçadas de 1,50 em cada lado, totalizando 9 metros) deste modo, no dia seguinte, (sábado, dia 27) saiu também na “FOLHA” esta informação. Quanto ao prestígio do Sr. Alcimar junto à prefeitura, confesso não ter condição de fazer juízo de valor, mas posso te garantir que não foi ele quem tirou as fotos. Para ficarmos atualizados temos que ler os jornais todos os dias, pois os acontecimentos são dinâmicos. Por fim, quero agradecer pelo sua participação.
    Joaquim José de Sales.

    ResponderExcluir
  6. Não entendi a frase postada acima : " Qulquer ditadura não respeita as pertencias de um simples cidadão, ditadura funciona assim, agora entendeu?" quem a postou poderia esclarecer um pouco mais? grato...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião