segunda-feira, maio 27, 2013

ULTIMA SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

Criadores de animais têm até esta semana para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A Campanha de Vacinação teve início no dia 1º de maio e segue até o último dia do mês.
 
A Prefeitura de São Fidélis disponibiliza 14 vacinadores para que  a imunização seja realizada.
As doses podem ser adquiridas na Cooperativa do município como preço de R$1,40 cada dose.

Os produtores que não vacinarem seu rebanho não poderão comercializar a carne nem o leite e ainda terão problemas com o transporte do animal.

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença.

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito, contaminando todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados.

O tratamento dessa doença é feito com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e tratamento com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.

(ascom)

2 comentários:

  1. tudo bem, combater a aftosa é um dever de todos, mas essa pessoa que esta vacinado não poderia vacinar nesse local, a recomendação é no pescoço, para caso der inflamação não prejudicar o animal nem a carne, por cima das costelas é totalmente errado, ainda mais na divulgaçao

    ResponderExcluir
  2. Fernando, e as fraldas? Que governo miseravel

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião