segunda-feira, maio 13, 2013

DAMÁSIO CRITICA EXTINÇÃO DA ZUMBI DOS PALMARES

O compositor e ativista cultural, João Damásio, fez constar nas redes sociais um texto em que revela sua inconformidade com a decisão da prefeita de Campos, em extinguir a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. O manifesto foi replicado pelo blog da Suzy. Confira:

  Povo de Campos dos Goytacazes, é lamentável, mas o governo municipal, no mês da ABOLIÇÃO dos escravos no Brasil, executou a DEMOLIÇÃO, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares em nossa cidade, após 125 anos da abolição da escravatura no Brasil, que até aos dias de hoje é conhecido como um dos maiores marcos de vergonha na história da humanidade, o Governo Municipal, tornou-a extinta dentro do seu organograma governamental em nosso Município. A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, através de políticas Públicas e de Ações Afirmativas dentro destes 15 anos, contribuiu muito no processo de libertação política, educacional, cultural e social dos negros da nossa cidade, que saiu da invisibilidade imposta pela sociedade que insiste em camuflar o preconceito e o racismo, quando claramente demonstra que os negócios de Movimento Negro não estão relacionados na lista das coisas consideradas prioridades e mais importantes no processo de continuidade na manutenção da nossa liberdade em todos os seguimentos da nossa sociedade. E neste momento triste , pra quem tem consciência de verdade, é como se os nossos sonhos voltasse para o cativeiro das senzalas , sem dúvidas, uma castração a única liberdade política materializada que os Negros de Campos conquistou nesses últimos anos, é a demonstração de um grande retrocesso dentro das pretensões do Movimento Negro organizado que defende a soberania dos afro-descendentes, que a cada dia vinham buscando um auto reconhecimento de seu verdadeiro valor dentro dessa sociedade brasileira que não decide verdadeiramente de que forma quer ver os negros na formação deste país. 

  Com a extinção da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares , os negócios oficiais afro-brasileiros, deve se abrigar em algum esconderijo, transformado em um departamento, onde deverá ficar refém de uma caneta na mão de alguém, que não tem nenhum compromisso e comprometimento com as questões afro-descendentes e que vai com certeza assinar algum tipo de liberdade compulsória de nossas necessidades. Em resumo: voltamos ao tempo e teremos que começar tudo de novo. A sociedade brasileira em um todo, não pode mais usar modelos alternativos pra escravizar os negros novamente, jogando as nossas liberdades de expressões e conquistas que a todo instante, busca superar todo o estado de desigualdade que a sociedade nos fez passar dentro da nossa história. Clamamos liberdade !!! Exigimos respeito e reconhecimento de toda a nossa história de dor e humilhação que tão cedo será apagada da memória do povo brasileiro e do mundo. Com a extinção da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, os negros perdem uma batalha, mas a luta pela resistência continua, mesmo sendo despejados da elite governamental em nossa cidade e sermos despromovido com a política da caridade, nós negros teremos que assumir esta nova realidade e procurar abrigos, para amparar e ressuscitar todos os Projetos que deram certos, para que as próximas gerações dos afro-descendentes, possam desfrutar de verdadeiras oportunidades na formação de sua cidadania, livre, politizada e consciente, pois terão que, estarem preparados para futuros enfrentamentos que os negros passarão neste Brasil, que faz questão de ver negros como invisíveis.

  Nós negros brasileiros, já somos profundos conhecedores de nossas causas, da gestão administrativa de nossos caminhos, da nossa história e do nosso futuro, pois só assim poderemos dar continuidade a todos os Projetos sócios, educacionais e culturais que conquistamos ao longo desses anos de luta e resistência . O Movimento Negro da nossa cidade, comprometido com essas transformações durante este tempo, foi responsável pela inclusão de mais de cinco mil negros e carente nas Universidade Públicas e Privadas com bolsas de estudo e provocou a maior revolução da história em nosso Município com políticas sérias e oportunidades iguais de verdade, e foi com esta ferramenta poderosa que é a EDUCAÇÃO e com tantos outros Projetos que foram desenvolvidos com muito amor a causa, e que com certeza provocou o avanço do Negro em todos os seguimento da sociedade em Campos dos Goytacazes – RJ.

19 comentários:

  1. "Vejo vc colocando estas fotos com seus alunos particulares. Você não acha que seria interessante vc como funcionário da fundação do esporte trabalhar com alunos das escolas públicas e iniciar um programa de treinamento com eles e montar uma equipe da cidade para competições? O que acha da idéia? Não vejo a Fundação fazer nada pelo esporte em Campos, mas vejo sempre aqui as suas postagens com seus alunos particulares".

    ResponderExcluir
  2. LARGA ISSO, PARA QUE PERPETUAR CULTURA DE DESGRAÇAS? DEIXE PARA PESQUISADORES UENF ESTUDAREM E DESENVOLVEREM SUAS TESEZINHAS E PRONTO! QUERO SABER DO CONCRETO: ONDE OS "DAS" VÃO SE ENFIAR? APOSTO QUE NEM SAÍRAM DOS QUADROS...

    ResponderExcluir
  3. Afinal de contas, qual é a Secretaria ou Fundação vai cuidar do dinheiro do negro neste município ?
    Trabalha, trabalha negro ! Trabalha trabalha negro !

    ResponderExcluir
  4. Grande avança ! Deixou e ser Secretaria para se transformar num departamento iguais a tantos outros dentro da Fundação Jornalista Oswaldo Lima. Com outras palavras, deixa de se Chamar Fundação Municipal Zumbi dos Palmares , pra se chamar de superintendência da igualdade racial, mas na realidade foi rebaixado a departamento , depois de ser uma Fundação com status de Secretaria. Na minha opinião o negro sofre uma derrota com a invisibilidade politica.

    JORGE CAMPOS

    ResponderExcluir
  5. Esse éo governo rosa.
    Essa é ela.
    Bem feito para a população de Campos !

    ResponderExcluir
  6. Gustavo de Poço Gordo.

    Que doideira ! Pra mim Isso é racismo ! Estão querendo colocar o negro desfarçado de alguma coisa dentro deste Governo.

    ResponderExcluir
  7. Quanta indefinição!!
    E cadê essa reforma? Já existe o secretario de Educação, Cultura e Esporte.
    Essa Fundação com mais poderes e mais shows. Isso é cultura?

    ResponderExcluir
  8. Povo que vota em corrupto não é VÍTIMA, é CÚMPLICE.

    ResponderExcluir
  9. 13 E MAIO DE 1888- "FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL". LEDO ENGANO. FOI O PRINCÍPIO QUE NÃO ESTÁ TENDO UM FINAL FELIZ, DIANTE DESTE INFELIZ RETROCESSO, EM QUE, OS NEGROS VINHAM CONQUISTANDO GRADATIVAMENTE A SUA INDEPENDÊNCIA, CONTUDO, SURGIU UMA SINHAZINHA, VESTIDA EM SEU POMPOSO VESTIDO ROSA E CONTANDO COM A AJUDA DE SEUS FAMIGERADOS BRANCOS DA CÂMARA MUNICIPAL, JOGOU POR TERRA 125 ANOS DE LUTAS POR IGUALDADE E FRATERNIDADE ALMEJADAS PELOS AFRODESCENTES, E, QUE, TENTAVAM ACABAR COM A MAIOR ESCRAVIDÃO DO PLANETA QUE NO ANO DE 1888 JÁ CONTAVA COM TREZENTOS ANOS DE SOFRIMENTO E NO ANO DE 2013 JÁ CONTA COM 425 ANOS E PELO VISTO AINDA VAI DEMORAR MUITOS ANOS PARA QUE CHEGUE AO SEU TÃO ESPERADO FINAL, POIS POLÍTICOS COMPROMETIDOS COM AS OLIGARQUIAS PERVERSAS QUE SÃO PESADAS PELO VALOR DO REAL EM SEUS BOLSOS, SEM COMPROMISSO COM SEUS MUNÍCIPES, SE RENDEM AOS CAPRICHOS DA CORTE, COMO ERA DESDE O PRICÍPIO DA ESCRAVIDÃO NO MUNDO, E ACABAM COM A FUNDAÇÃO ZUMBI.
    TRANSFORMANDO TUDO ISTO, É UMA TREMENDA COVARDIA, ALÉM DE SER UMA GROSSA IGNORÂNCIA POLÍTICA.

    ResponderExcluir
  10. Eu apesar de nao gostar do governo gostei da atitude da prefeita pois acho que somos todos iguais tanto os brancos ou nois que somos negros temos que parar de sermos nois negros os maiores racista da humanidade esta que e a pura realidade poxa vejo tantos negros como eu que discutem tanto sobre o tema mais que na realidade so querem se fazer de vitima para se beneficiar de progetos sociais e outras coisas amais poi tem muita gente que nao sabe que na fundaçao zunbi tem um monte de amigos e irmaos negros que ganham sem fazer nada na prefeitura e eu como negro nao acho cert iso seja branco ou negro como eu pois a biblia fala que o trabalhador digno do teu salario ok etem mais eu me sinto em vergonhado com o dia dos negros pois nao tem o dia dos brancos nois negros temos que ter orgulho de sermos negros e lutarmos com a inteligencia que o senhor nois deu e vensermos nao com cota de bolsa na univercidade ou em outro lugar mais vencermos com a ajuda do nosso senhor jesus todo poderoso que nao ver cor ou raça mais que olha para nois com a mesma igualdade vamos parar de sermos covardes e parar com iso pois falamos tanto de desengualdade mais na hora de arrumar um casamento ou uma namorada a maioria de nois negros so queremos ad loiras pois a maioria dois negros nao querem as nosas lindas e maravilhoas mulheres negras como e tanbem as noasd mulheres brancas ok vamos parar de sermos os maiores racistas e vamos amar a todos pois quando morremos nao vai ter sepultura ou cova negra ou branca poi o chao e da mesma cor para todos ok que Deus abençoe a todos negros brancos ruivos sarara morenos indios enfim a todos bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto deste blog porque ele é democrático de verdade e tem seriedade, não vou aqui me esconder de anônimo pra comentar aberrações iguais a essas , pois na verdade não sinto firmeza nestas palavras aqui comentadas, pois é prova de falta de conhecimento em questionamentos tão sérios, importantes, que vão além das nossas gerações , que terão que pagar um preço muito caro pelas suas liberdades na procura de oportunidades iguais. Pra quem é consciente, um pingo é letra, mas deixo aqui todo o meu perdão a você anônimo, pela falta de oportunidade que o sistema não deu a você pra ter os verdadeiros esclarecimentos da nossa história, da sua história , já que aqui vc deixa muito claro que é negro. Meu nome é João Damásio, ativista do Movimento Negro com ou sem poder , pois o amor que tenho pela causa, é incondicional.

      Excluir
  11. carlinhos j.carioca14 de maio de 2013 às 09:34

    Cultura para esse governo é o CEPOP onde se faz um carnaval em que Campos é só detalhes,o foco é promover o carnaval do Rio,pagar altos preços aos carnavalescos alem de alugar õnibus luxuosos(deveriam é alugar esses õnibus para o pessoal que se deslocam a serviço do casal para os eventos politiocs no Rio) e exposição e vendas de carros usados.Agora quantos negros tem nas secretarias e DAS?Eles gostam de "usar" os negros em suas campanhas politicas,dá voto,agora para promov~e-los?Veja esse rebaixamento de Fundação para departamento,onde perdeu forças e prestigio.
    1- se os nossos governantes DEPENDESSEM de,transporte publico;do SUS;DIRIGISSEM CARROS;andassem a pé pelo centro e por alguns bairros,com certeza a nossa vida e cidade seria bem melhor!Agora enquanto "eles" não participam e não necessitam de algumas coisas que citei...alguem acredita que com essa QUEDA PARA DEPARTAMENTO o negro será tratado da mesma forma?Bom para quem faz parte do grupo,tá bom demais,melhores salários E NOVAS "ACOMODAÇÕES DE PESSOAS,mas para quem realmente necessitava da Fundação,com certeza irá sentir a diferença.QUANTA INSENSIBILIDADE DESSE GOVERNO!

    ResponderExcluir
  12. É isso aí meu povo ,chamam-nos de palhaços e idiotas o tempo todo ..Acooorda meu povo .O negro se impõe e faz sua história com esforo raça e amor,emcada passo dessa cidade em cada chão tem um suor de uim negro a brotar de suas têmporas,não existe cidade sem passado,então não nos condene Prefeita por sermos antes de tudo cidadãos e viva a liberdade Salve José de Patrocínio,salve Benta Pereira Salve povo sofrido e angustiado de Campos,minhas légrimas se converterão em vitórias.Umgrande abraço a minha ex professora Suzana irmã de João Damásio.

    ResponderExcluir
  13. Fernando, sem censura. Cadê o post cobrando a posição do sr. Jorge Luiz, e dizendo que ele deverá preferir o silêncio e continuar na boquinha do governo, ao invés de criticar o fim da fundação?

    ResponderExcluir
  14. Geraldo Lopes Raphael14 de maio de 2013 às 19:31

    O Secretário de Cultura Orávio de Campos Soares é negro. O Presidente da Fundação Jorge Luiz é negro. Eles não se manifestaram? ah, sei, passaram em BRANCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que até agora , a Presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, a Srª Salvadora Maria Ribeiro de Souza, não se manifestou e nem tão menos se posicionou . A população dos afro-descendentes de Campos quer saber da sua opinião sobre esse assassinato da Fundação Zumbi, desta pratica de racismo envelopada, só não ver quem não quer. A população está lhe aguardando.

      Adré Floriano ( Parque Leopoldina )

      Excluir
  15. Ora Damasio, vc passou pela Secretaria de Meio Ambiente em uma determinada época, acredito ser no governo de Mocaiber, ficou recebendo os proventos como Diretor de Departamento por mais de um ano e nunca, eu disse nunca!!!! Apareceu para dar um oi... Demagogia barata! estou cheio!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A covardia se esconde por trás do anonimato, só assim os fracos e os covardes ficam bem a vontade pra poder se manifestar, apesar de você SEM NOME, está tirando o foco que é a discussão em questão , sobre a extinção da Fundação Zumbi, peço aqui ao ´proprietário e a todos os leitores que seguem este Blog, que desculpem a minha manifestação a este assunto que foi abordado por este cidadão ou cidadã que não quis se apresentar. Em primeiro lugar, fui nomeado pra desenvolver esta função , e a desempenhava com as orientações do Gabinete do Prefeito ao qual era subordinado e prestava obediência e quem me nomeou foi o Prefeito Carlos Alberto Campista, mas quando Mocaiber assumiu a Prefeitura, fui convidado a assumir a Presidência da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Você anônimo com informações desencontradas, tenta desconsiderar o que foi feito neste ato de demolição a única Secretaria que dava visibilidade política aos negros da nossa cidade. Mesmo você no silêncio do seu Anonimato, gostaria que você desse a sua opinião sobre a extinção da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, vivemos em um momento muito salutar , pois não sei que vc foi informado ou teve a oportunidade de saber que enquanto, o povo Norte Americano, onde não se tem voto obrigatório, elegeu por duas vezes consecutivas o primeiro Presidente Negro da História da Maior Potência do Planeta que é os Estados Unidos e no Brasil, pela primeira vez em toda a sua história foi eleito o Primeiro Presidente negro do Supremo Tribunal Federal, , o governo Municipal de nossa cidade, torna extinta uma Fundação que cuidava da ascensão do negro dentro da sociedade no mês da Abolição.
      SEM NOME, o blog aqui é aberto, pode se manifestar sobre o assunto e dê a sua contribuição se é que vc tem pra dar.
      Mais uma vez agradeço ao Blog por este espaço.
      Meu nome é João Damásio ( Liderança de Movimento Negro, Cantor e Compositor ).

      Excluir
  16. Ninguem se manifesta com medo de perder a boquinha,são todos vermes parasitas bactérias rosas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião