sexta-feira, fevereiro 22, 2013

CAPS DE CAMPOS É DESTAQUE NEGATIVO NO JORNAL NACIONAL DA GLOBO

O Jornal Nacional acaba de exibir reportagem sobre as condições desumanas dos pacientes dos CAPS - Centro de Atendimento Psiquiátrico - da prefeitura de Campos.

A denúncia foi feita por um irmão de uma paciente, que, com o telefone celular revelou imagens da maior degradação humana. Homens e mulheres doentes se amontoam nos corredores e fazem suas refeições com os pratos nas mãos. Na unidade não há água filtrada.

Entrevistado, o secretário de Saude de Campos, Geraldo Venâncio, disse que desconhecia a realidade do CAPS e já designou um assessor para fazer no Centro os reparos necessários, a partir da próxima segunda feira, 25.

Atualização, 23/02, 10:55h: Veja o vídeo da matéria do Jornal Nacional.

38 comentários:

  1. Imagina só Fernando, esse o retrato da saúde de Campos, minha cidade, um horror, em rede nacional. E o Little Boy candidatíssimo a governador...esperemos um governo cheio de obras desnecessárias e super faturadas, afinal caixinha de campanha pro menininho da Lapa podeeee.Francamente, é uma pena que não tenha uma liderança nova para acabar com esse feudo dos "inhos". Campos precisa acordar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Governo cínico que subestima a inteligencia dos campistas isto sim!
    Uma situação caótica em que pacientes estão alojados em corredor e vem um secretário dizer que não sabe?
    Culpa de parte da população que dá voto em troca de Deus sabe o quê.
    O mais intrigante é que não vemos o judiciário, a PF fazer nada. Estranho não é não!?

    ResponderExcluir
  3. Vamos mandar filmagem das UBSs 24 horas onde não tem o básico para o atendimento, além das condições precárias de higiene tem posto que o mato esta entrando no prédio.Nos visite Fernando: Morro do Coco,Tocos,Baixa Grande e Sapucaia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite Farol de São Tomé também, pois nunca têm nada.

      Excluir
    2. Visite Farol de São Tomé, nunca têm nada.

      Excluir
  4. Deveriam ter filmado o conteúdo da comida que estava no colo dos pacientes,porque nem porco come aquela lavagem.

    ResponderExcluir
  5. DESCONHECIA?reparos?governo rosinha vergonha nacional.Nessa hora ela se esconde e como quando era governadora joga o secretario de saude para responder desde Paulo Hirano aquilo lá era esse escandalo,dopam tudo mundo o dia inteiro e pegam o dinheiro que recebenm do governo federal e gastam com shows e benesses para os aliados

    ResponderExcluir
  6. QUE PENA,ELES NÃO FORAM NO HGG,fERREIRA MACHADO,OS ULTIMOS CASOS DA SAUDE EM CAMPOS RELATADOS EM SEU BLOG,O DISPERDICIO DO DINHEIRO PUBLICO E DOS BILHOES DOS ROYATES MENSAIS COM SUPERS SHOWS NO VERÃO,O ESTADO CAOTICO DO MUNICIPIO NAS DIVERSAS SECRETARIAS,A EPIDEMIA DESCONTROLADA DA DENGUE POR CAUSA DE UMA CAMPANHA AMADORA,E TENTAR DECIFRAR O ENIGMA DA INÉRCIA DO POVO CAMPI$TA DIANTE DE TUDO ISSO.LAMENTÁVEL!

    ResponderExcluir
  7. não é só no caps não por varias vezes quando pedia remoção para meu irmão em crise na terça feira nunca tinha médico e a encarregada com o mesmo dicurso que o secretario de saude estava ciente e que era para eu retornar outro dia.voltava no outro dia ela vinha com outro discurso enfermaria desativada estamos sem ventilador na enfermaria e que a secretaria de saude estava ciente durante uns 20 dias mendigando atendimento até o dia que ele tentou suicidio e quase perdemos ele hoje vjve em estado vegetativo.culpo a prefeitura por colocar pessoas sem capacidade para administrar um pronto socorro psiquiatrico tenho nojo dessa politicagem em nossa cidade,isso tem que acabar! queremos DIGNIDADE!!!

    ResponderExcluir
  8. VIVA A GAROTINHO PARA QUE BURROS PRECISÃO DE MEDICOS, BURRO PRACISA DE VETERINARIO POIS O MENININHO, EM CAMPANHA JÁ DISSE QUE CAMPOS É O SEU CURRAL ELEITORAL. O QUEM VIVE EM CURRAL PELO MEU ENTENDER OU É BURRO, OU É BOI, OU É VACA. POR ISSO DIGO O CAMPISTA NÃO APRENDEU AINDA O QUE É VOTAR PARA PREFEITO, DANDO PODER A QUALQUER PESSOA. QUE TRABALHO DE IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO FEZ ESTA PESSOA QUANDO GOVERNADOR,DEPUTADO, OU PREFEITO(A)? NADA FOI FEITO DIGA O QUE FEZ OU FAZ COMO DEPUTADO ALEM DE ARRUMAR CONFUSÃO. POVO BURRO.

    ResponderExcluir
  9. Isso pq ninguém foi ainda nas repartições públicas, como a secretaria de Família que não tem papel higienico, pó de café, água mineral e material pra se trabalhar .Sabe o que vc vai achar em todos os corredores PUXA SACO, isso tem uma quantidade enorme..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No gabinete luxuoso da POP STAR IZAURA TURISTA tem tudo...Até guloseimas que são feitas na padaria escola , quentinha de primeira classe dos sócios e amigos Gago e Tauil que servem a todos do seu gabinete, pagos com o nosso dinheiro.. Essa é a secretária da família..

      Excluir
    2. sem falar nas viagens, festas, porcelanato em todo gabinete e RPA para os mais intimos,

      Excluir
  10. fiquei chocada ,estou com dor de cabeça tensa e abalada ,minha filha frequenta esta unidade terapeutica mas eu nao sabia que os pacientes comem no chão e dormem no chão ,isso é muito triste ,pior ainda para quem não sabe se defender ,aos meus olhos percebo que minha filha é muito querida pelos profissionais ,mas com essa agora ??/estou apavorada ...lamentável

    ResponderExcluir
  11. tem mais para VER na TV,AGUARDEM,TEM MUITAS COISAS NA SAUDE PARA VER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvidem que isso foi apenas um leve tapa na cara, tem reportagens mostrando coisas piores que estão escondiddas por esse desgoverno.

      Excluir
  12. O QUE ROSA ESTA ESPERANDO PARA MANDAR O SECRET. DE SAUDE PASTAR.

    ResponderExcluir
  13. depois vai para radio falar que ta tudo bem,una VERGONHA

    ResponderExcluir
  14. Que pena que não vieram no Farol de São Tomé, pois aqui acabou programação de verão para os veranistas, acabou tudo. Não temos ônibus que circula na praia, o lixo espalhado por tudo, porque a prefeitura não fornece container, água horrível, posto médico que nunca têm nada, pessoas que trabalham no administrativo da praia que quase sempre não estão no setor. A prefeita com 03 seguranças andando no calçadão. Lamentável realmente!

    ResponderExcluir
  15. ADEMIR ALVES (BAIXA GRANDE)23 de fevereiro de 2013 às 08:02

    É ESSE O GOVERNO DA MUDANÇA?ESTE GRUPO QUE ESTÁ NO PODER, CRITICAVA GOVERNOS ANTERIORES,DIZENDO QUE O NOME DA NOSSA
    CIDADE ESTAVA "SUJO" EM TODO BRASIL,EM FUNÇÃO DA CORRUPÇÃO
    DESTES GOVERNOS.
    O "MENININHO", QUEIRA OU NÃO COMANDA A PMCG,DEVERIA DAR
    UMA PALAVRA SOBRE O QUE FOI DIVULGADO ONTEM(22.02.2013 )
    NO JORNAL NACIONAL,NO TOCANTE A SITUAÇÃO DESUMAMA DOS
    PACIENTES DO CAPS.JÁ QUE ELE GOSTA DE APARECER.
    QUE VERGONHA DR.GERALDO(SEC.DE SAÚDE)! O SR. FALAR QUE
    QUE DESCONHECIA ESTA SITUAÇÃO! DR.O SENHOR É UM HOMEM
    DE GRANDE CONCEITO NA NOSSA CIDADE.QUER UM CONSELHO DE
    AMIGO? AFASTA-SE DESTE GRUPO POLÍTICO.UM ABRAÇO.


    ResponderExcluir
  16. Isso porque não foram aos demais locais que se dizem de saúde.Reformas?Só da parte da frente o resto uma vergonha.Faltam remédios nas UBSs, faltam materiais odontológicos mais sobram terceirizados , os escravos que precisam para manterem-se , na marra , no poder.
    Xô quadrilha!

    ResponderExcluir
  17. Quem pensou que esta prefeita seria pior que os dois prefeitos anteriores??
    MAS É.
    e ELA ainda tem um agravante: O ar de deboche e superioridade em tudo que faz e fala.
    Tem pessoas que é melhor dá R$1,00 por dia que depositar nela poderes extremos.
    A Culpa é dos campistas que votaram, elegeram e reelegeram a tal superior.
    São essas mesmas pessoas que agora reclamam dos descasos do desgoverno da prefeita.
    E um caso de policia.
    de Minissterio público, de intervenção federal, de fazer promessas...

    ResponderExcluir
  18. ESSA CIDADE É UMA VERGONHA NACIONAL.NUNCA IMAGINEI QUE AQUELE PRÉDIO ABANDONADO ESTIVESSE FUNCIONANDO, ALÉM DO MAIS ,COM PESSOAS SENDO TRATADAS DAQUELA FORMA,COMO VIMOS NA REPORTAGEM.SHOWS CARISSIMOS SENDO PAGOS COM DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL . ONDE ESTA O MP?

    ResponderExcluir
  19. CAMPOS ! COMO FALA O GOVERNO COR DE ROSA ! MINHA CIDADE MEU AMOR !

    ResponderExcluir
  20. . Mas os atributos essências dessa administração deveriam gerar consequências desastrosas para aqueles que são incompetentes. E não para a população que, enfim, paga e pagará caro por isso.

    ResponderExcluir
  21. ta todo mundo 22....o governo é 22

    ResponderExcluir
  22. fernando o sinismo é tanto que o deputado garotinho está preucupado de denunciar o prefeito neco sob suspeição de sua eleição,ora deputado fala sobre os acontecimentos de nossa cidade,a vergonha nacional da saude os funcionários fantasma que fora denunciado pelo t.c.e. as obras carrícimas e os aditivos exagerado nas prestações de serviços,como aluguel de ambulancias etc.vil como tem vários assuntos para desenrrolar?

    ResponderExcluir
  23. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRnpudw6shZjjNgLE3wbD9wOFD1PMG42vGPsxBiwZ7uAr2GU07f23 de fevereiro de 2013 às 11:59

    Fernando, nos ultimos 16 anos, Campos dos Goytacazes NAO TEVE PREFEITO.
    Veja, nos 7 anos de Arnaldo, quem mandava era a primeira dama;
    No de Alexandre Mocaiber todos mandavam menos ele;
    No de Rsoinha, quem manda é o primeiro damo

    ResponderExcluir
  24. Blogger Flávio Mussa Tavares disse...


    Sou médico do CAPS III. É para mim uma alegria lidar com a clientela sofrida que faz parte de nossa rotina. Os CAPS foram instituidos no Brasil em 2001, na chamada Reforma Psiquiátrica que extinguiu os manicômios.

    Nossa clientela é a maioria oriunda desse sistema. São chamados clientes "institucionalizados", que pode ser traduzido como um paciente que não sabe viver sem a instituição.
    O CAPS III Romeo Casarsa, que foi protagonista de uma matéria veiculada no Jornal Nacional de hoje foi inaugurado em 2009.
    Temos mais de 300 pacientes, dos quais atendemos mais de 80 ao dia.
    Nenhum de nossos pacientes é acamado. Aliás, uma regra da instituição psiquiátrica é que o paciente esteja com o nível de consciência alerta e podendo andar. Caso sua consciência esteja apagada ou não consiga andar, configura uma caso clínico e não psiquiátrico. Nosso paciente é vertical. O paciente clínico é horizontal.
    Essa demanda é externa, isto é, não dorme na instituição.
    Mas temos sempre cerca de 6 pacientes internados, que geralmente permanecem lá em períodos de crise que não ultrapassam 7 dias.
    Essa clientela, que vivia em hospitais, vive hoje uma realidade que concordamos é pobre, mas não há indignidade. Nossa clientela recebe quatro refeições por dia (desjejum, almoço, lanche e janta), tem atendimento médico, psicológico, terapia ocupacional, música, fazem bijuterias e tem até uma grife: "Loucas por Acessórios".
    Essa clientela usa medicação sedativa. Eles passam o dia na instituição. Eles tem sono e deitam de dia.
    Nós não temos leitos para 20 ou 30 pessoas que não estão propriamente "dormindo", mas sim descansando, tirando uma soneca de dia.
    A forma como foram veiculadas as imagens sugerem que são pacientes internos que vivem amontoados ou que são acamados e estão sendo humilhados.
    Reconheço que não temos o espaço físico adequado, entretanto, o que se viu foi uma hora de descanso em que muita gente deitou em colchonetes no mesmo horário. Detalhe: o horário é diurno!
    Todos estes que estão ali repousando voltam para casa entre as 17 e 18 horas, após receber uma quentinha do jantar.
    O clima ali só é agitado quando alguns pacientes apresentam crises de agitação ou agressividade. Nesses momentos, o corpo de enfermagem contém fisicamente até que seja feita a medicação tranquilizante.
    Nunca vi ninguém ser humilhado, maltratado ou ignorado no Caps III.
    Faria mesmo um desafio. Gostaria que os repórteres da Globo entrevistassem os nossos pacientes.
    Seria uma forma sadia e madura de avaliar a instituição.
    De qualquer forma, eu me sinto honrado em fazer parte do corpo técnico do CAPS III, que no meu entender é de primeira qualidade e supera as dificuldades materiais, supera as dificuldades de lidar com o paciente mais marginalizado de nossa sociedade e supera as dificuldades de lidar com a intriga, a calúnia e a ingratidão.

    23 de fevereiro de 2013 07:39

    ResponderExcluir
  25. BANDO DE CALHORDAS NO PODER!
    ONDE TEM CURRAL NÃO PRECISA DE BONS MÉDICOS DE GENTE MAS DE BURROS!

    ResponderExcluir
  26. entrevistar pacientes psiquiátricos? eu li isso mesmo doutor sei lá quem?

    ResponderExcluir
  27. O Município de Campos é réu na Ação Civil Pública interposta pelo Promotor de Justiça Dr Luiz Cláudio de Carvalho Almeida - Tutela do Idoso e do Deficiente, desde 2009 que veio a ser sentenciado em 2012 e, agora em fase de aplicação de multa por descumprimento de sentença justamente sobre o CAPS.

    Como pode Dr Geraldo Venâncio alegar desconhecimento?

    http://pensamentossubjetivos.blogspot.com.br/2013/02/municipio-de-campos-responde-acp-sobre.html

    ResponderExcluir
  28. desconhecimento meu caro é sinonimo de INCOMPETENCIA OU NÃO. ME AJUDE AI.

    ResponderExcluir
  29. quem sabe se este gestor não deveria ser paciente?

    ResponderExcluir
  30. O CASAL AINDA TEM A CARA DE PAU DE CONVIDAR O POVO PARA IR NO TRIANON FALAR DAS CASINHAS VERGONHOSO...CASINHAS QUE EM VARIOS BAIRROS COMO ELDORADO ESTA SERVINDO COMO PONTO DE DROGA,SENDA INVADIDA PELOS TRAFICANTE....ACORDA POVO DE CAMPOS...INFELIZMENTE ESTA TUDO FORA DOS TRILHOS DESGOVERNADO...SAÚDE...ESCOLAS...CRECHES...SEM MATERIAL PARA TRABALHAR.SEM SABONETE, SEM SHAMPOO,SEM MATERIAL NENHUM PARA TRABALHAR VERGONHOSOOO, E JOILZA CONTINUA LA NO DESMANDO TOTAL...MEU DEUS O QUE ESTA ACONTECENDO NA NOSSA CIDADE...CADE A PREFEITA ROSINHA??????

    ResponderExcluir
  31. fernado eu ontem postei uma informação sobre a bagunça que é feita com os recursos provenientes do sus desde a epoca de dr edson batista como secretario municipal de saude e o mesmo não foi publicado entre outras coisa sou anonimo porque sou militar infelizmente se eu me identificar ao denunciar as mazelas com certeza serei penalizado se eu fosse civil colocaria minha cara na reta com fez luiz siri infelizmente não devo portanto fiquei decepcionado com a não divulgação pois não ofendi ninguem apenas retratei a VERDADE.DETALHE NÃO SOU AFILHADO E NEM CONHEÇO PESOALMENTE DR EDSON BATISTA APENAS O CITEI COMO EXEMPLO.

    ResponderExcluir
  32. AÍ, voce que mora em outros municípios replique estes comentários e faça aumentar a rejeição de um nanico que sabemos já vai a cerca de 45% no Rio!

    ResponderExcluir
  33. GOVERNO DE MERDA!
    FINGIDO, MENTIROSO!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião