terça-feira, julho 31, 2012

AMADAS DE JORGE VOLTAM AO PALCO


Amadas é uma adaptação do livro “Mar Morto” de Jorge Amado. As personagens femininas são destacadas neste trabalho: Tibéria, Rita, Rosa Palmeirão, Lívia e Esmeralda. Trata-se de um espetáculo cênico-musical. Na concepção de Amadas o objetivo é criar um diálogo entre o romance, seus personagens, o próprio autor e a música popular brasileira.
Para isso, foi realizada uma minuciosa escolha de composições musicais de Antônio Carlos &Jocafi, Dorival Caymmi entre outros letristas que criasse a interlocução com as estórias criadas por Jorge Amado. Em Amadas, opúblico tem acesso a trechos das personagens femininas do livro “Mar Morto” contextualizados com músicas da MPB, cantadas ao vivo.
                Em cena cinco atrizes dividem o palco. Todas com momentos de destaque, através das personagens que interpretam. Eliana Carneiro dá vida a Tibéria. Dona de um bordel que narra à história de uma jovem rameira que morreu no lugar Guma, grande herói do romance, durante uma confusão. Simone Pedro é Rita, uma licença poética desta adaptação. Uma personagem que chega ao bordel de Tibéria em busca de abrigo e descobre nas mulheres do lugar, certa amargura de uma vida que é cheia de perigos. Katiana Rodrigues é Lívia. A mulher que se casa Guma, depois de conhecê-lo durante uma festa em homenagem a Iemanjá. Neusinha da Hora é Esmeralda a antagonista do romance. A mulher do melhor amigo de Guma que provoca nele desejo e ódio. Fernanda Campos interpreta Rosa Palmeirão, uma mulher que tem a vida marcada por brigas e pelo amor que teve por Guma. Na concepção cênica as atrizes recriam personagens menores, todas com igual importância.
O elenco genuinamente feminino divide o palco com quatro músicos. Fabiano Artilhes (violão e viola) que assina a direção musical do espetáculo. Neide da Hora e Renato Arpoador na percussão e Gilmar Pessanha no acordeon. Todas as músicas, doze ao todo, são executadas ao vivo e cantadas pelas atrizes. Entre elas: Coração Pensamento (Caetano Veloso), Toda Sexta-feira (Adriana Calcanhoto) e Prece de Pescador (Roque Ferreira). A direção cênica e adaptação são de Katiana Rodrigues. A criação de luz é de Rogério Pacheco.
Amadas é a primeira montagem da Amapô Cia de Teatro contemplada no Edital de Cultura do Sesi 2012. O espetáculo foi apresentado nos Teatros do Sesi de Macaé, Campos e Itaperuna durante o mês de junho.

Trianon - 2/8 - 20 horas - entrada 1 kg de alimento e 1 real.
Teatro do Sesc- 3/8 - 20 horas - ingresso na bilheteria.
Teatro de Bolso - 4-5-10-11-12 / 8 - 20 horas - ingresso na bilheteria, 1 hora antes do espetáculo.

As fotos são de Patrícia Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião