sexta-feira, junho 29, 2012

O MAPA DAS RELIGIÕES NO BRASIL


RIO – A Igreja Católica sofreu a maior queda no percentual de adeptos no Brasil, entre 2000 e 2010. Segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, o número de católicos no país caiu 12,2% na última década. No mesmo período, a população evangélica cresceu 44,1%. Esse aumento, porém, é menor do que o detectado entre 1991 e 2000, quando o número de evangélicos aumentou 71,1%.
Os evangélicos, que no recenseamento anterior eram 15,4% dos brasileiros, agora são 22,2% (42,3 milhões). O percentual de católicos caiu de 73,6% (2000) para 64,6% (2010). Mesmo com o aumento da população, a Igreja Católica teve redução inclusive em números absolutos. Em 2000, tinha quase 125 milhões de seguidores. Dez anos depois, apareceu com menos 1,6 milhão de adeptos.
- Ainda assim, dois em cada três brasileiros declararam ser adeptos da religião católica –observa Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.
Os dados sobre religião são obtidos por meio de amostragem.


Leia a matéria completa em O Globo.

4 comentários:

  1. geraldo Lopes Raphael30 de junho de 2012 às 00:57

    Os católicos seguem a só uma igreja. Já os protestantes(chamados de evangélicos) são dezenas de denominações. Isso é um dado importante, pois, entre eles existem algumas diferenças doutrinárias, sobretudo no tocante a interpretação da Bíblia. Eu sei que a pesquisa focou duas religiões, mas seria bom ter divulgados os números referentes aos Kardecistas, que me parece terem crescido bastante seus seguidores, sobretudo nas camadas sociais onde o grau de instrução é maior.

    ResponderExcluir
  2. Sou catolico. Com a palavra os Bispos de Campos. O que a Nossa Igreja pensa em fazer para reverter, ou se não pensa, é uma falta com os Catolicos, a midia esta sempre aberta para os Protestantes, Universal, Assembleia e tantas outras, ta na HORA de dar uma resposta: " QUEM É CATOLICO VOTA EM CATOLICO", vamos dar nossa resposta no VOTO, agora é GUERRA VAMOS A LUTA.

    ResponderExcluir
  3. gerente bartolomeu simbra1 de julho de 2012 às 00:46

    Senhor anônimo da 15:03, respeito seu ponto de vista mas um erro não justifica o outro. Se os protestantes usam da religião para se lançarem na política, nós católicos não devemos misturar as coisas. Existem mal caráter católico e protestante. Na política devemos votar em homens honestos e capazes, independente de seus credos. Confesso que fico triste em ver o "exército" da Igreja Universal na política para defender seus direitos. Isso é um pecado mortal. Da mesma forma nós vemos tantos pastores de outras igrejas com projetos semelhantes. Usam os fiéis como moeda de troca.

    ResponderExcluir
  4. E o que dizer da igreja de Roma,que nunca esteve ao lado dos fiéis.
    E na História do Brasil se omitiu com tanta opressão e desigualdade.
    A História da Igreja Católica é manchada de sangue,atraso na ciência e intolerância religiosa,a ponto de matar e oprimir quem não seguisse seus ensinamentos.O Brasil,só melhorou com a mudança desse aspecto,já que os outros grupos,presam pelo controle da natalidade e qualidade de vida.Os países mais pobres do mundo em sua maioria são católicos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião