quarta-feira, agosto 31, 2011

PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO EM SÃO FIDÉLIS

Palestra para alunos do juiz Otávio Mauro Nobre
Foi a 2ª ação do citado Programa realizado por esta 35ª ZE em São Fidélis-RJ. O 1º evento ocorreu no dia 18/08/11, no Centro de Educação Aplicada de São Fidélis-RJ, instituição de ensino particular, para 70 alunos do ensino médio e 30 do ensino fundamental.

O MM Juiz Titular da 35ª ZE, Dr. Otávio Mauro Nobre, assim como na 1ª ação, abriu o evento, proferindo uma palestra inicial. Falou sobre a importância do voto, sobre o período da ditadura até a conquista do voto direto, secreto e universal, de uma escolha consciente, sobre pesquisar a vida pregressa dos candidatos (e das facilidades que a internet traz hoje para tal pesquisa, site's como Transparência Brasil, MCCE, etc.), analisando as plataformas/projetos que o mesmo apresenta, e, se já foi eleito em pleitos anteriores, se cumpriu o que prometeu, e das consequências da omissão! Citou um caso concreto vivenciado por ele: por residir em São Fidélis-RJ durante toda a semana (onde é titular da 1ª Vara), só vai "para casa" aos sábados e domingos; e, chegando sempre cansado de uma semana exaustiva de trabalho, não participava das reuniões de condomínio do edifício onde sua família reside. O edifício sempre foi muito bonito... até que, um belo dia, ao chegar "em casa", não "achou" seu prédio: estava pintado de LARANJA! Disse que o prédio ficou MUITO FEIO a cor escolhida... Mas que ele não pode reclamar... pq foi omisso em não participar das reuniões deliberativas do condomínio... e agora terá que "conviver" 2 ou 3 anos com o "LARANJÃO", para, na próxima assembléia que for deliberar sobre nova pintura, manifestar seu voto por outra cor! Fez uma correlação desse caso concreto com a omissão do eleitor em não exercer o seu direito de voto, de participar da mudança do país, do estado e do município!
 
Após, foi exibido um vídeo de autoria da servidora Elaine (EJE-RJ), sobre os 20 anos da CF/88, que mostra o difícil período da ditadura até a conquista do direito ao voto direto, secreto e universal.
 
A seguir, a servidora Roberta Brandão de Carvalho explanou para os alunos, auxiliada por este signatário, Chefe da 35ª ZE, e pela servidora Maria Aparecida Monteiro Ferreira.

O feedback foi EXCELENTE: muitas perguntas, os alunos interagiram muito!

ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião