sexta-feira, junho 24, 2011

SAUDE PLENA: CAOS NO SISTEMA

Diante desse relato do Sindicato dos Médicos de Campos sobre as condições do Hospital Ferreira Machado, se os órgãos fiscalizadores ( Câmara Municipal, MPE, MPF, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina) não tomarem providências, considero que seja a hora de buscar apoio de organismos de defesa da integridade da pessoa humana.

Confira aqui:

CAOS
Estivemos visitando o Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado na 4ª feira dia 22/06 para apurar denuncias da assembleia do dia 21/06, de que o barulho das obras realizadas naquela unidade estaria além do tolerável, tornando insuportável o trabalho naquele local.

Encontramos o caos! Pacientes em todos os leitos; quase vinte pacientes típicos de terapia intensiva, seis deles numa enfermaria comum, todos que estavam na Unidade de Paciente Graves (que não é uma unidade de terapia intensiva) encontravam-se em ventilação mecânica. 

O corredor encontrava-se lotado de pacientes em macas aguardando transferências para a rede conveniada/contratada sem sucesso.

O PS do HFM, como referencia regional de trauma, recebe pacientes de toda a região estando superlotado, com a sua capacidade esgotada e tem dificuldades a cada dia maiores para transferir os pacientes após sua estabilização. Em resumo: uma “represa” com uma grande porta de entrada quase sem portas de saída.

É nas emergências que aparecem as falhas e mazelas de um sistema de saúde. Se os programas básicos de prevenção e promoção da saúde, a assistência primaria e secundária não funcionam, se a vigilância sanitária, saneamento, educação etc. deixam a desejar, suas consequências sobrecarregam o pronto socorro com o aumento do número de casos de doenças graves como acidentes vasculares cerebrais, infarto agudo do miocárdio, doenças infecciosas graves, intoxicações, acidentes de transito, violência etc. 

O desgaste provocado pela sobrecarga de trabalho no PS do HFM é muito grande. Há manifestações de desesperança entre os colegas. É difícil encontrar médicos para cobrir as folgas e as faltas. Algumas equipes estão desfalcadas. Muitos adoecem, outros pedem demissão. Os que ficam são guerreiros!

A situação dos pacientes é dramática. Inaceitável.

Acreditamos que é possível encontrar e implementar medidas imediatas que possam minimizar e resolver a situação descrita e pretendemos discuti-las com os gestores e setores da sociedade. Para tanto estamos articulando uma visita conjunta do SIMEC, CREMERJ, VICE-PREFEITO, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, DIRETOR DO FERREIRA MACHADO E MINISTÉRIO PUBLICO ao PS do HFM para a próxima semana. 

Ainda não perdemos a esperança!

SIMEC - Sindicato dos Médicos de Campos

9 comentários:

  1. Vamos lembrar Fernando que não existe só o Ferreira, chega de dicotomia até do sindicato, dá um pulo no HGG e no P.U de Guarus, que atende uma quantia consideravel de pacientes e nao sao valorizados e respeitados pela gestao atual e ate pelo sindicato!!!

    ResponderExcluir
  2. A pauta de reivindicações enviada à Prefeita Rosinha e discutida com o Vice-Prefeito e o Secretário de Saúde engloba todos os médicos da PMCG. Pretendemos visitar novamente todas as unidades e contar com o apoio e a mobilização dos colegas. Leia no blog do simec:http://simec-simec.blogspot.com/2011/06/campanha-salarial-pmcg-simec-solicita.html. Saudações Sindicais.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom levantar essa questão hospital ferreira ta ultrapassando os limites uma providencia tem que ser tomada, medicos sem condiçoes de , super lotaçao, pacientes nos corredores ao deus dará, temos que lutar por uma saude dignina, pois se calarmos vai continuar do mesmo jeito.. Ivane souza

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o colega que postou no dia 24 de junho as 15:28hs.

    Para diretoria do Sindicato dos Médicos de Campos, só existe o Ferreira Machado (talvez por um bom numero deles trabalharem lá), o resto é o resto, para eles os profissionais que trabalham no HGG, PUs, Hospital São José, UBS, etc. são de terceira categoria, e por isso se justifica a diferenciação salarial e de gratificações, em relação ao HFM.

    Está na hora desses senhores, que dizem representar a classe médica de Campos, deixarem por algumas horas o quarto de plantonista do Ferreira e visitarem as outras unidades de saúde do município, para discutirem com os médicos que lá trabalham os problemas que enfrentam em seu dia a dia, quanto a falta de condições de trabalho e de segurança, além de conhecerem de perto a realidade do salário de fome e sem gratificações, que esses médicos recebem de uma das prefeituras mais ricas do país.
    Sugiro que os diretores do sindicato visitem todas as unidades de saúde e ouçam, humildemente, todos os colegas, visando construir uma pauta de reinvindicações unificada de todos os médicos da PMCG, e não somente dos médicos do Ferreira, fazendo crer que as reivindicações, de um determinado numero de médicos e de uma determinada unidade de saúde, sejam as reivindicações de toda a categoria.

    Talvez este seja o momento do sindicato passar a representar todos os médicos de Campos, basta somente essa nova diretoria, recém eleita, querer.

    Médico Plantonista do HGG e de UBS (concursado nos dois)

    ResponderExcluir
  5. A dignidade e a vergonha na cara passam , e há muito tempo, bem fora dos limites de Campos dos Goitacazes.O sindicato pode ter ainda esperanças mas a maioria da população NÃO.
    Creio que as entidades de classe , associações de serviços e do comércio e indústria,etc. que sejam REALMENTE COMPROMETIDAS com a cidade deveriam sim, fazer um apelo formal aos organismos que tratam sobre direitos humanos para fazer com que os cidadãos de Campos possam usufruir de suas prerrogativas.
    São ESCANDALOSAS as coisas que acontecem em Campos e NADA acontece a nível de PUNIÇÃO DOS CULPADOS.
    Está havendo um morticínio moral,educacional , físico e psicológico em pena luz do dia nesta cidade e a inércia das pessoas jurídicas que têm, ao menos em tese, a possibilidade de serem ouvidas numa eventual denúncia é ABSURDA e causa ASCO.
    A sensação que temos, apenas sensação, é que a cidade está toda comprada.

    ResponderExcluir
  6. O colega plantonista do hgg e de ubs está equivocado e não tem acompanhado as manifestações do SIMEC. Visite o nosso blog. Nem o presidente nem o vice trabalham no Ferreira Machado. Nossa pauta de reivindicações encaminhada à prefeita abrange todos os médicos da pmcg e pode ser vista aqui: http://simec-simec.blogspot.com/2011/05/simec-diz-basta-aos-salarios-de-fome.html. Visitamos o PS do HFM devido a um relato de um colega que compareceu na nossa assembléia geral extraordinária para tratar das nossas reivindicações. Sabemos que o tratamento diferenciado dado aos colegas das diversas unidades faz parte de uma tática bastante conhecida usada para dividir a categoria. Nós não entramos nesse jogo! Participe da próxima assembléia do dia 21/07. Procure-nos no sindicato. Precisamos de ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Essa sensação de compra e venda , de NEGOCIATA entre os variados veios responsáveis pela formação social e política da cidade permeia grande parte da população que vive de modo independente .
    Por que não ouvimos as vozes dissonantes se UNIREM para uma DENÚNCIA aos organismos competentes nas esferas superiores?
    Um dos anonimos acima tem razão quando se refere aos VARIOS tipos de assassinatos que têm acontecido a TODO instante nesta cidade e não vemos Clubs de Serviço, Entidades de classe,tais como OAB e ABI, ¨gritarem¨a favor do Estado de Direito que tem sido deixado de lado constantemente em Campos.
    Partidos políticos ESFACELADOS MORALMENTE e compostos, muitas vezes, por adeptos à ¨farinha muita meu pirão primeiro¨, se esquecendo que uma popularidade pode ser consequencia de um bom governo comprometido com os anseios (mesmo insconscientes) de um povo sofrido que hoje serve apenas de moeda de troca barata, de combustível para manter a sobrevida de nanicos morais, na verdade, incompetentes pois se não fosse assim teriam popularidade mais ¨espontanea¨, ou seja, por meio de uma troca saudável de interesses satisfeitos.
    Temos um MP silencioso como uma tartaruga, uma câmara de vereadores suspeitíssima que confunde democracia e convivencia de contrários com CONIVENCIA com governos de moral duvidosa .
    O que nos resta então senão organismos que tratam dos direitos humanos?
    O CAMPISTA PEDE SOCORRO!

    ResponderExcluir
  8. NÃO SEI SE CAUSA MAIS NOJO A QUADRILHA EM SI OU A QUADRILHA QUE O APOIA EM TROCA DE ...FAVORE$.
    Ou se acham pessoas ilibadas os do ¨lado de cᨠda famiGlia?

    ResponderExcluir
  9. Não podemos deixar de tocar na grande ferida,MÉDICO FAZ ESQUEMA E TRABALHA EM TRÊS LUGARES AO MESMO TEMPO.TÃO FÁCIL DE SABER, SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião