quarta-feira, abril 27, 2011

TORRE DE PISA RESTAURADA

Monumento registra 1 milhão de turistas ao ano

Pela primeira vez em 20 anos, a Torre de Pisa está livre dos andaimes usados nas obras para sua restauração e estabilização. Além de livre das estruturas metálicas, a torre inclinada da Praça dos Milagres, na cidade toscana de Pisa, na Itália, foi completamente pintada, ganhando aparência de nova apesar de seus mais de 800 anos de existência. Foi justamente para remover marcas de sal, excrementos de pombos e sujeira dos visitantes que os últimos oito anos da reforma, que custou mais de US$ 9 milhões no total, serviram.

O monumento, de 56 metros de altura e 3.99 graus de inclinação (eram 5.5 graus antes das obras de estabilização), é um dos símbolos da Itália e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Segundo seus administradores, a torre está mais segura que nunca. A retirada do material de sustentação aconteceu nesta terça-feira, mas a festa oficial para o término das obras acontecerá no próximo dia 17 de junho, quando se completam 10 anos da reabertura do monumento ao público.

A torre, construída para servir de campanário da Catedral de Pisa, começou a pender para o sudeste logo após o início de sua construção, em 1173.

Fonte: O Globo, caderno Boa Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião