quarta-feira, abril 27, 2011

TELEFÉRICO DO COMPLEXO DO ALEMÃO EM TESTE

O modelo de Teleférico é francês

Os testes do teleférico do Complexo do Alemão terminam no dia 20 de maio, segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Junior. Ele anunciou o fim dos testes durante a visita do ministro do Comércio Exterior da França, Pierre Lellouche, ao Alemão, durante a tarde de hoje (27/04), acompanhado do vice-presidente da empresa POMA, Christian Bouvier, que está desenvolvendo o primeiro projeto de integração do teleférico no sistema de transportes de massa do país.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, adiantou ainda que, após essa fase, haverá um período de operação assistida, quando as 152 gôndolas estarão à disposição da comunidade, gratuitamente. O secretário, entretanto, não soube precisar o tempo desse tipo de operação, que servirá para o treinamento dos moradores para a utilização de forma segura do teleférico. Como as gôndolas não param, será necessário mostrar à população a forma segura e correta de se fazer o acesso ao sistema.

- Vamos entregar no dia 20 de maio o sistema totalmente testado. Depois disso é ajustar a operação com os moradores, para que eles possam conhecer bem o teleférico e usufruir desse sistema inédito no país, no transporte de massa. Esse é um dia importante para a comunidade – frisou Ícaro Moreno Junior.

O ministro francês ficou impressionado com o teleférico e disse que era um exemplo claro das potencialidades de integração de projetos entre os dois países. Lellouche lembrou que a POMA, uma empresa de médio porte na França e acostumada a fazer sistemas nas regiões de esqui da Europa, trouxe para o Rio um sistema igual ao que existe nos principais complexos turísticos do mundo. Para ele, o teleférico do Complexo do Alemão marca uma nova etapa na vida dessas comunidades, que passarão a conviver com o fator turístico em seu dia-a-dia.

- Esse é um exemplo importante de como as pequenas e médias empresas francesas e brasileiras possuem projetos que podem ser adaptados para outras realidades. Uma coisa, entretanto, não muda. O sistema de teleférico, que está em áreas turísticas da Europa, chega agora ao Rio, transformando essa região em mais um ponto turístico da cidade – aplaudiu Lellouche.

Ícaro Moreno reiterou que, antes mesmo de entrar em operação, o teleférico já mudou a vida daquela comunidade. Cerca de três mil funcionários foram contratados nos bairros, assim como foi incrementado o comércio de alimentação nas áreas próximas às obras. Ele disse ainda que estão sendo feitos estudos para integrar a estação da Fazendinha, que hoje é a última, com o Metrô de Del Castilho e com a Igreja da Penha.

- O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes pediram para que sejam feitos estudos para essa integração. Não sei ainda quantas estações serão necessárias, mas estamos fazendo o levantamento – concluiu Moreno.

Mário Teixeira, ascom

Um comentário:

  1. Está aí uma boa sugestão pra Campos , pelo menos nós estaríamos fora dos buracos de Rosinha .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião