sábado, abril 30, 2011

FILHO E NETOS DE KADAFI ASSASSINADOS

Imagem da casa de Saif al-Arab Kadafi atingida

Reuters

TRÍPOLI - O líder líbio Muamar Kadafi sobreviveu a um ataque que, segundo o governo do país, teria sido cometido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na noite deste sábado em Trípoli, capital do país, com o objetivo de matá-lo. Segundo o porta-voz Mussa Ibrahim, o filho mais novo, Saif al-Arab Kadafi, e três netos do governante, foram mortos na ação.
De acordo com a emissora "CNN", que também cita o porta-voz, Kadafi e sua esposa estavam na mesma casa de Saif al-Arab no momento do ataque, mas nada teriam sofrido.

- O líder está bem, assim como sua esposa. Essa foi uma operação direta para assassinar o líder deste país. Isso não é permitido pelas leis internacionais, nem por qualquer código moral ou princípio - disse Ibrahim.

Ainda de acordo com o porta-voz, a Líbia lutará, se for preciso:
- O líder ofereceu paz à Otan e a Otan a rejeitou - afirmou.
- Vivemos a lei da selva. Está claro para todos, o que está acontecendo na Líbia não tem nada a ver com proteger civis - disse o porta-voz à imprensa em uma entrevista coletiva.
A Otan ainda não se manifestou sobre o incidente. Até agora, o governo líbio é a única fonte a confirmar as mortes. De acordo com o porta-voz, Saif al-Arab, de 29 anos, era civil e estudava na Alemanha. Ele é um dos filhos menos conhecidos de Kadafi. Seu papel na estrutura de poder da Líbia é visto como limitado.

Integrantes do governo líbio acompanharam os jornalistas que visitaram a casa atingida pelos ataques. Pelo menos três mísseis foram lançados contra o imóvel, que fica numa área residencial de alto padrão de Trípoli. O teto estava parcialmente esburacado, com peças de ferro retorcido penduradas em meio aos restos de concreto. As explosões puderam ser ouvidas em diversos pontos da capital.
Em Benghazi, a principal cidade da Líbia tomada pelos rebeldes, a notícia da morte dos familiares de Kadafi foi recebido com buzinaços e tiros para o alto.

Segunda tentativa em menos de 24 horas

Aparentemente, o ataque que matou o filho mais novo de Kadafi foi o segundo da Otan diretamente contra o líder líbio somente neste sábado. Mais cedo, um míssil caiu perto da emissora de televisão na qual o governante fazia um discurso transmitido ao vivo. Em sua fala, Kadafi se ofereceu para conversar com os rebeldes, mas afirmou que jamais deixaria o poder.
Em 1986, a filha adotiva de Muamar Kadafi, Hanna, foi morta num bombardeio americano contra Trípoli. O ataque foi ordenado depois de um atentado a bomba cometido dentro de uma boate em Berlim que matou dois americanos. O governo dos Estados Unidos ligou a Líbia ao ocorrido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião