sexta-feira, março 25, 2011

COMUNISTAS COMEMORAM 89 ANOS DE LUTAS

Reunião de fundação do Partido, em 25 de março de 1922
Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil comemora hoje 89 anos. Em Campos, o PCdoB comemora a data com panfletagem no calçadão, no Centro, a partir das 16h30. Mais tarde, haverá confraternização com a participação de filiados, militantes e simpatizantes, às 19h, na sede do partido (Avenida 28 de Março, 59, 1º andar - Ao lado do ISEPAM, altos da Terapêutica).


ASCOM – PcdoB

Do blog: a despeito da discussão acadêmica sobre a quem pertence o acervo político dos comunistas, no Brasil, fico com a sentença poética de Ferreira Gullar, no poema O Partidão e com a frase de Oscar Niemeyer: “Enquanto houver miséria e opressão, o comunismo é a solução”.

Camaradas uni-vos!

O PARTIDÃO

Eles eram poucos.
E nem puderam cantar muito alto a Internacional.
Naquela casa de Niterói em 1922.
Mas cantaram e fundaram o partido.
Eles eram apenas nove, o jornalista Atrogildo, o contador Cordeiro, o gráfico Pimenta, o sapateiro José Elias, o vassoureiro Luís Peres, os alfaiates Cendon e Barbosa, o ferroviário Hermogênio.
E ainda o barbeiro Nequete, que citava Lênin a três por dois.
Em todo o país eles eram mais de setenta.
Sabiam pouco de marxismo, mas tinham sede de justiça e estavam dispostos a lutar por ela.
Faz sessenta anos que isso aconteceu, o PCB não se tornou o maior partido do ocidente, nem mesmo do Brasil.
Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele.
Ou estará mentindo.

Ferreira Gullar

Um comentário:

  1. SIM O PCDO B ERA UM SENHOR DE PARTIDO HOJE EM DIA E MARIONETE NA MÃO DO PT EM VOTAÇÕES DESDE QUE SE ALIOU AO LULA, NUNCA MAIS VI MANIFESTAÇÕES , LUTAS E ETCC E SO VER O GOVERNO LULA FEZ O QUE QUIZ . ANTIGAMENTE SIM ERAM DE LUTAS, HOJE EM DIA VIROU CABIDE DE EMPREGOS NO GOVERNO DO PT...E UMA PENA..JA FIZ PARTE PAR ANUNCA MAIS COMO TEM GENTE FALSA...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião