terça-feira, fevereiro 22, 2011

CAOPE, "ORAR E VIGIAR"

Estava preparando uma postagem sobre a situação do CAOPE, quando fui alertado, numa leitura do blog estouprocurandooquefazer, que reproduziu matéria da Comunicação da Prefeitura, sobre o retorno do funcionamento do Centro, após três dias de interrupção para colocação dos tapumes.

Pelo visto, momentaneamente, a situação está resolvida. No entanto, há relatos de profissionais que contestam a mudança de endereço da unidade, sob alegação que sua localização, no Hospital Ferreira Machado, é estratégica e atende a possíveis emergências que podem surgir em atendimentos específicos. Principalmente, no caso de hemofílicos.

Sugiro, desde já, que os interessados diretos pelo pleno funcionamento do CAOPE – familiares dos pacientes, profissionais da Saúde, jornalistas, bloqueiros e cidadãos em geral formem uma comissão e requeiram uma audiência ao secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano para discutir o assunto. Ofereço-me para a tarefa que me couber.

Como tenho certeza que a luta não se esgotou, reproduzo dois comentários que expressam o sentimento geral:

Victor Frias deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE: DEPENDE DE NÓS": 

O que podemos depreender, após a primorosa resposta do MP, quanto a reclamação referente ao Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Caope), é que realmente não há um "DESMANDO ADMINISTRATIVO", HÁ UM DESCASO ADMINISTRATIVO, UMA TOTAL INSENSIBILIDADE SOCIAL, UMA ENORME INABILIDADE TÉCNICA SOMADA A UM ARREMEDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 

Concernente ao ACHISMO é um cacoete contraído por uma grande parcela de campistas, quando achávamos que teríamos transparência na aplicação do bilionário erário, quando achávamos que políticas de saúde, transporte, educação, infraestrutura, etc., proporcionariam dignidade e não nos seriam ofertados como óbolo, quando achávamos que os Poderes seriam independentes e harmônicos entre si (art. 2º, CRFB/88). Enfim, achávamos que não teríamos MAIS DO MESMO.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE: DEPENDE DE NÓS": 

RETORCEDERAM Fernando.
Sentiram a pressão e afirmam no site da prefeitura que o caope continua atendendo no HFM com entrada´¨ pelo setor de informação¨.
Apenas não convenceram no que se refere à paralização por 3 dias.
Mas continua a questão:O caope , pelo seu oerfil de atendimento deve funcionar em hospital e não num PU, MESMO QUE, segundo eles, PROVISORIAMENTE.

11 comentários:

  1. Boa tarde, Fernando.
    Com certeza a luta não se esgotou.
    A paralisação não foi pra colocação do tapume, essa foi a justificativa das autoridades para justificar os 3 dias sem atendimento.Eles simplesmente não esperavam reação, não contavam com a repercussão em Campos, Rio das Ostras, Quissamã, Cabo Frio, etc. e em vários sites.
    O Sr. Paulo Hirano deveria saber da complexidade que é o atendimento a um paciente com necessidades especiais.Já que todas as decisões em saúde pública são centradas na opinião tão somente dos médicos, sugiro que o Sr. secretário ouça a opinião do clínico geral da equipe do CAOPE. Vamos ter uma opinião técnica, já que dentista, psicólogo, fonoaudiólogo não contam muito para as autoridades campistas tomarem suas decisões.
    Vamos orar e vigiar!

    ResponderExcluir
  2. Artigo sobre tratamento odontológico que acabei de ler na internet diz:

    "Muitos desses pacientes especiais não têm controle sobre o corpo. Se eles ficam assustados
    ou tensos, os movimentos involuntários tendem a se intensificar. "Muitas vezes essas reações
    são provocadas pelo brilho da luz sobre a cadeira, pelos aparelhos e pelo som do ambiente",
    explica Marcelo Furia Cesar, coordenador da odontologia da AACD (Associação de
    Assistência à Criança Deficiente). Em alguns casos, os dentistas precisam utilizar sedativos ou mesmo anestesia geral."

    Agora eu pergunto: anestesia geral no PU de Guarus??????

    ResponderExcluir
  3. Fernando,

    O relato que tenho de profissionais competentes e qualificados do CAOPE é que somente ONTEM o CAOPE voltou a funcionar temporariamente.

    Porém dada a importância do mesmo o Conselho Regional de Odontologia creio ser a entidade mais representativa a dar um posicionamento quanto ao assunto em pauta, conforme solicitação do Ilmo Dr Marcelo Lessa.

    Estou a disposição naquilo que me couber.

    Gianna Barcelos

    ResponderExcluir
  4. Falando em Hemofílicos...para entender melhor e saber da importância desse serviço prestado aos portadores de doenças hematológicas, o portal www.saude.com.br entrevistou o Dr. Welligton Cavalcanti, chefe da seção de odontologia do Hemorio.

    Qual o trabalho da odontologia dentro do Hemorio?
    Nós somos os pioneiros no Brasil no atendimento a pacientes com doenças hematológicas, ou seja, pacientes com distúrbios da coagulação do sangue. Aqui dentro do Hemorio nós fazemos o tratamento odontológico completo, desde a prevenção da cárie dentária, obturações e tratamento de canal até cirurgias.

    Os pacientes com doenças hematológicas podem ser atendidos por qualquer dentista? E no caso de extração dentária?
    Sim, o hemofílico pode ser atendido por qualquer dentista na prevenção e no tratamento das cáries dentárias. O dentista só deve ter o cuidado de entrar em contato com o hematologista que trata o paciente quando houver necessidades de extração. Agora, o mais recomendável é que a extração seja feita em um centro como o nosso, onde temos todos os recursos para o atendimento do paciente hemofílico.

    Pra bom entendedor é MUITO IMPORTANTE que se realize procedimentos mais complexos onde o HEMOCENTRO está localizado. Onde mesmo? Ah sim, no HFM, que coincidência o CAOPE tb!!!!!

    ResponderExcluir
  5. CARO AMIGO FERNANDO, COM A COLACAÇÃO DOS TAPUMES A SITUAÇÃO DO CAOPE VAI FICAR CAÓPITA. GERALDINHO DE RIO PRETO

    ResponderExcluir
  6. A pergunta que não quer calar:
    Pode até ser legal mas é moral um promotor, juiz ou defensor ter sua esposa contratada pór poder executivo?

    ResponderExcluir
  7. Como podem subestimar tanto a inteligencia alheia!
    Os blogs, as famílias dos pacientes e a população de modo geral ,reativaram o programa que ¨forças ocultas¨ tentaram( ou tentam?)desativar.
    ESTAMOS DE OLHO!

    ResponderExcluir
  8. Sou médico do HFM e acompanho de perto o trabalho dos colegas profissionais do CAOPE. São profissionais que precisam ser mais valorizados e respeitados pelo trabalho que prestam às pessoas com necessidades especiais e que por ventura são pacientes de altíssimo risco.
    O CAOPE precisa ser mais valorizado pelos governos e diretores do HFM, que deveriam se orgulhar por terem em suas instalações um atendimento diferenciado e único em toda região Norte, Noroeste e Lagos.
    CAOPE não é CRUZ!
    CAOPE só aumenta o nível de excelência do HFM!
    Parabéns ao CAOPE!
    Estou torcendo por vocês...

    ResponderExcluir
  9. Em janeiro deste ano tive a oportunidade de conhecer o CAOPE que cuida de PACIENTES ESPECIAIS;(meu filho está fazendo tratamento odontológico). Neste pequeno periodo já percebo a importância que o CAOPE têm para CAMPOS e para outras cidades como:MACAÉ, ITAPERUNA,RIO DAS OSTRAS,SÃO FIDELIS e outras.São muitos pacientes que dependem do CAOPE,além das emergências que são encaminhados de outros postos que não são preparados para atendê-los.Estes pacientes não podem ser privados do direito da saúde.mesmo que,sendo pacientes especiais,são CIDADÃOS e merecem respeito.Peço que as autoridades olhe o CAOPE com mais humanidade,deixar os interesses politicos de lado.

    ResponderExcluir
  10. O CAOPE está funcionando com tapumes na entrada, barulho de maquitas, serras e marretas.Barulho infernal.O descaso é geral. As autoridades q mandaram suspender o atendimento e prometeram enviar avisos aos pacientes não o fizeram. Agora os pacientes chegam ao Ferreira Machado vindos de longe, encontram aquele tapume na entrada e quando perguntam pelo CAOPE, muitas vezes são informados pelos funcionários da recepção que o CAOPE foi para o PU de Guarus e eles ficam perambulando pela cidade. Que descaso com os pacientes e pais! As autoridades de saúde do município dão ordem p o CAOPE voltar a funcionar somente para acalmar os ânimos.Vão se calçar judicialmente. È o tempo que precisam p revogar a lei de 1994 que criou o CAOPE estrategicamente no Hospital Ferreira Machado e criar outra lei, outro centro RE-INAUGURAR!!!.Não se iludam com essa volta do CAOPE. Todos temos que lutar e rápido porque médico não entende de odontologia e tem raiva de quem entende.Médicos deixaram claro que não querem CAOPE lá.Se tivessem um mínimo de conhecimento de causa, nem de longe pensavam em colocar p funcionar um tipo de atendimento deste no PU de Guarus que é de risco para os pacientes e até mesmo para a equipe que os atende.Jornalistas de Campos, alô, o que estão esperando para fazerem uma matéria, fotografarem e confirmarem td isto???~Onde está a imprensa???? O assunto é muito sério.

    ResponderExcluir
  11. LEGAL!!!ENQUANTO SE PREOCUPAM COM O ORGÃO QUE TRABALHA FAZENDO O BEM PARA HEMOFILICOS, AIDEDICOS, TUBERCULOSOS E ETCC..DEVERIA A PREFEITA, PAULO HIRANO E MADEIRA.. VERIFICAR QUE MEDICOS REALMENTE TRABALHAM E CUMPREM O HORARIO NO FERREIRA MACHADO E 0 HGG, POIS TEM MEDICOS QUE TEEM ATE 5 VINCULOS.. SERA QUE CUMPREM O HORARIO JA QUE A LEI E DOIS.. ABRA O OLHO PREFEITA.. TEM MEDICOS QUE NO DIA DE ESTAR LA ESTÃO EM SEUS CONSULTORIOS.. TEM UM MONTE ACIMA DE 3 VINCULOS... TIRE QUERO VER!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião