sábado, janeiro 15, 2011

OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA TRAGÉDIA

Acompanho com angústia – e esse é um sentimento compartilhado com quase todos – os números da tragédia na região serrana. A versão online de O Globo, revela agora pela manhã, a conta de 545 mortos encontrados.

A repetição de eventos dessa grandeza catastrófica haverá de exigir uma estratégia do Poder Público, sob pena de se responsabilizar criminalmente os governantes, responsáveis, no mínimo, por negligência e omissão, em grande parte, por tantas mortes e tanta dor, para não falar das perdas materiais.

O que fazer? Nos perguntamos estarrecidos. Há solução para evitar a repetição anunciada de tragédias iguais a essa?

Na Austrália, choveu em intensidade maior do que na região serrana do Rio e o número de mortos foi, infinitamente, menor.

É bem verdade que a topografia das regiões atingidas era bem distinta. A serra potencializa a força das águas. O que seria uma enxurrada, relativamente, comum em área plana, no morro se transforma numa cachoeira avassaladora.

Mas, o diferencial entre os casos é, sobretudo, a definição das autoridades de um plano de prevenção, que inclui a divulgação sistemática da previsão meteorológica e um conseqüente programa de evacuação das populações sob risco. Na Austrália, quando o temporal chegou, as pessoas já estavam nos abrigos, à salvo.

Também é claro que há um longo percurso a ser vencido, no que se refere à enraizada questão cultural. Há famílias, que mesmo advertidas dos riscos iminentes de morte, resistem por apego ao pouco que conseguiram juntar, ao longo da vida tão sofrida.

Agora é esperar que a fragilíssima memória oficial não se esgarce tão rápido e que o conjunto de providências não se perca nas promessas de sempre.
Que as muitas mortes não se transformem em fria estatística.

Um comentário:

  1. Em que pese a impossibilidade de ter sido evitada, é fato que falta obra que minore os problemas oriundos da ¨fúria¨da própria natureza.
    É INADMISSÍVEL que um Estado com a riqueza que tem o nosso, com a visibilidade e importancia do mesmo , se constate a absoluta omissão do Estado para prevenir e evitar que às forças da natureza se junte a inoperancia e(ou)incompetencia.
    Os governantes, este(já tem 4 anos no poder)e os que o precederam, deveriam ser indiciados por crime contra a população, essa brava gente brasileira, que paga seus impostos e tem como contrapartida a morte , sua, ou de seus entes queridos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião