quinta-feira, dezembro 30, 2010

FELIZES ANOS NOVOS!

A foto que ilustra este texto pode ser dos arredores de Bombaim, na Índia; Porto Príncipe, no Haiti ou um dos muitos guetos das periferias brasileiras. É o flagrante de uma cena comum, própria de cidades desiguais, sob o tacão de governos relapsos.

Mas a fotografia em questão é uma referência à Terra Prometida, um bairro inventado na década de 90, na região elevada da área urbana de Campos dos Goytacazes, nas franjas de Guarús. Longe, geograficamente, do centro e distante de políticas públicas inclusivas, o bairro amarga os mesmos índices históricos de pobreza e fragilidade social desde sempre.

Quando foi articulado, sob inspiração bíblica, as casas foram construídas numa parceria do Poder Público e dos moradores. A Prefeitura financiava o material de construção e as famílias beneficiadas cuidavam da mão de obra. Poderia ter dado certo, mas o governo que o concebeu, começava, prematuramente, a apodrecer politicamente.

A Terra Prometida ficou na promessa vã.

Hoje, fui ao bairro cumprir um compromisso pessoal. Passei pelo Posto Novo Mundo, Eldorado, Novo Eldorado, Codin e a impressão foi de terra arrasada. Esgoto à céu aberto, quando há esgoto; ruas intransitáveis, enfim todas as digitais do caos social.

Na Terra Prometida o governo inexiste. Lá não há a escola libertadora, cidadã; não há medicina preventiva; não há programas de controle da natalidade; não existem núcleos de cultura popular, não há entretenimento. Sobram igrejas, de todos os formatos e tamanhos, que buscam resgatar, pelo menos, as almas. Lá, o Poder Público é uma abstração.

Voltei pra casa com o mesmo sentimento de Vinícius, Garoto e Chico Buarque, quando fizeram Gente Humilde: “Tem certos dias em que eu penso em minha gente e sinto assim todo o meu peito se apertar” ... “são casas simples com cadeiras nas calçadas e na fachada escrito em cima que é um lar”. Reforcei minha crença que essa cidade precisa ser reinventada. De verdade e urgentemente.

Por ora, já nos escombros de 2010, só me ocorre desejar Felizes Anos Novos a essa gente humilde, mas valente, da Terra Prometida e de todas as outras Terras Prometidas e não cumpridas dessa Planície.

17 comentários:

  1. Um amigo me mandou uma música que ele escreveu para o povo de uma cidade bem,bem distante daqui que passa por um período de trevas e onde vive um f.d.p.(Filho De Porteiro)que tem um amigo que trabalha no TCE(Torra Com Eles-uma loja de departamentos que vende todo tipo de papel)e que não está nem aí para seu povo.É para o povo e para o f.d.p.Achei legal e gostaria de partilhar ela com você.Parece com a música da Xuxa.

    Tudo a apodrecer, se ele puder tocar
    E podre sempre fica se ele tocar
    Tudo a apodrecer, só basta ele tocar
    Tudo que tiver que fazer,fará

    Tudo que ele fizer
    Ele vai tentar pior do que já fez
    Esteja o poder onde estiver
    Ele vai buscar a corte e ser feliz

    Tudo que ele quiser
    O cara lá de cima vai lhe dar
    Lhe dar toda sentença que puder
    Porque não falta grana pra pagar

    Vai tentar comprar você
    Eles são convincentes, pode crer
    Todos são um,
    Um bando e não obedecem a mais nenhum
    Vão tentar comprar você
    Eles são convincentes, pode crer
    A gangue está no lar
    É hora de parar!!!

    Frente contra o mal
    Que me fez sonhar
    Faz de minha esperança
    Força pra lutar!
    Frente contra o mal
    Não desista,não
    Muda minha cidade
    Chega de ilusão

    Tudo que você fizer
    Ele vai tentar diminuir
    Esteja certo, onde estiver
    Ele vai buscar a corte pra te destruir

    Tudo que ele fizer
    O cara lá de cima vai assinar
    Tenha toda coragem que puder
    Que não lhe falte forças pra lutar

    O povo é com você
    Nós somos invencíveis, pode crer
    Todos somos um
    E juntos não existe mal nenhum
    Vamos com você
    Nós somos invencíveis, pode crer
    O sonho está no ar
    A esperança me faz acreditar

    Frente contra o mal
    Que me faz sonhar
    Pode contar comigo
    Que eu quero mudar
    Frente contra o mal
    Mova este povão
    Livra minha cidade
    Da corrupção!


    Frente contra o mal
    Que me faz sonhar
    Pode contar comigo
    Que eu quero mudar
    Frente conta o mal
    Mova este povão
    Livra minha cidade
    Da corrupção
    H.H.S

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Fernando! Enquanto houver tanta injustiça social nunca teremos "felizes anos"... Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fui uma única vez na terra prometida e que me marcou para sempre.Um sentimento inenarrável invadiu-me e deixou-me uma marca indelével de tristeza e revolta para com os que aqui tomam de assalto o poder para interesses mesquinhos.Um silencio que vinha das profundezas, permeava as ruas em estado de abandono, projeção das pessoas que por lá vagam, tal qual almas esquecidas numa pobre cidade rica, cujos governantes não passam de escombros e projetam nitidamente tal estado de miséria interior por todos os cantos de nossa cidade da qual ainda terei orgulho porque , tenho certeza, um dia será administrada por PESSOAS e não por pessonhentos seres oriundos das cavernas escuras .Seres esses com enorme sede de poder talvez para aplacar seus recalques que deveriam no entanto serem resolvidos num divã para o bem de todos e felicidade geral da população de nossa querida Campos dos Goitacazes, de José do Patrocínio , Benta Pereira e de tantos outros que nos enchem de orgulho porque promoveram vida plena e fizeram história que os coloca, não no roda-pé dos livros, mas são títulos lidos e relidos e nos servem de modelos para o humano que desejamos ser.

    ResponderExcluir
  4. Quando esta oposição parar de querer atrapalhar o governo as coisas irão melhorar, pensa no povo, para de tentar tirar prefeitos, ai sim a cidade irá andar.
    Parem com a ganância.

    ResponderExcluir
  5. Gente, o José comentarista D-E-L-I-R-A!!!!!!!!
    OPOSIÇÃO não atrapalha FISCALIZA e DENUNCIA um governo que tem como único escopo um projeto pessoal que cada vez mais lhe escoa das mãos posto que sua credibilidade está cada vez mais cambalida.
    Acorda José,e se una, não a uma oposição pura e simples,mas AO POVO para que tenhamos, nós e as futuras gerações, uma cidade DIGNA .
    Que tenhamos um ano realmente novo,reluzente porque mentes mudaram e mais que interesses particulares,brilham em prol de uma cidade para TODOS!

    ResponderExcluir
  6. O MELHOR PRESENTE A PREFEITA DE CAMPOS DEU EM 2010 ATODOS CAMPISTA FOI ANULANDO O PSF PARA O POVO CARENTE MAIS NECESITA DE ATENDIMENTO. ELA DEU PRIORIDEDA A LICITAÇAO DA CICLOVIA SAO VARIO MILHOES ELA E O SEU MARIDO O CAPETINHA QUE MANDA NA CIDADE POVO QEU 2011 SE F...

    ResponderExcluir
  7. Toma juizo José, ou então, vá ser competente e largue a boquINHA!

    ResponderExcluir
  8. Lamentavel que você só tenha isto isso agora.Até porque,você participou de todos os últimos governos da cidade, inclusive foi deputado por quatro anos.Enquanto estava bom para você, seus olhos não viram nada, agora que está fora, começou a enxergar.Assim fica dificil acreditar que realmente o que te interessa é a mudança da cidade, me parece que o interesse é outro,ou seja, pura dor de cotovelo

    ResponderExcluir
  9. A realidade é dura,e nem sempre agradável.Interessante a reflexão e por sinal mto poética;mas me pergunto onde estavas quando teve oportunidade de iniciar as transformações(reinvenções)propostas.E agora,ainda compor com pessoas que por praticamente uma década (des)governaram o município e pelo resultado descrito no texto nada fizeram(ou ainda desfizeram) por "essa gente humilde".

    ResponderExcluir
  10. Pois bem, não tenho por hábito responder aos comentários. Por duas razões já reveladas: desânimo mesmo e fragilidade intelectual. Mas como os caros leitores querem saber onde estou e onde estive? Vamos lá.
    Sou um cidadão que errou muitas vezes, politicamente, por uma razão óbvia: nunca me omiti, nunca me escondi atrás de meu medo atávico. Estou na luta desde os 14 anos, quando entrei para o grêmio do Liceu, na época clandestino, porque a ditadura estertorava. Desde então, cumpro a sina dos que não se escondem. Estive no teatro de rua, nos festivais de poesia e música, nas manifestações culturais engajadas, nas greves de todos os sindicatos de Campos, na presidência do sindicato dos radialistas, na militância partidária, na fundação do PT, nas campanhas de Brizola e Darcy, na luta pela implantação dos cieps, na região, na mobilização popular para criação da Uenf, por emenda popular, no mandato de deputado estadual, na elaboração de algumas leis, entre as quais a que viabilizou a nossa universidade, através da fenorte e em muitas outras lutas cívicas e, ao que me lembre, não cito os anônimos porque estes não têm rosto, mas não estavam lá os almofadinhas que são exímios críticos e só.
    É o que basta.

    ResponderExcluir
  11. Como Campos me inspira!!!!


    O rei da bandaleira
    Ê, coé!
    O rei da confusão
    É o irmão!
    Um trabalhava na sorrateira
    Ê, coé!
    Outro na mansão
    E o irmão...

    A semana passada
    No fim da semana
    O irmão resolveu não baixar
    No domingo de tarde
    Saiu apressado
    E não foi prá reunião macomunar
    Roubalheira!
    Não vou parar!
    Pra m.....,vou, articular...

    Ô,coe, como sempre
    No fim da semana
    Chamou a bancada e reuniu
    Foi fazer no domingo
    Um rateio no bairro
    Lá perto da beira do rio...

    Foi no bairro
    Que ele articulou
    A aliança
    Foi que ele viu
    Foi que ele viu aliança na rosa sem o irmão
    Uma rosa é um joguete na mão
    Aliança, seu sonho, sem o irmão
    Aliança sem o irmão...

    O espinho da rosa feriu ,coé
    (Feriu ,coé!) (Feriu ,coé!)
    E o joguete refrescou seu coração
    O joguete com a rosa
    Ô, coé!
    A rosa é o joguete
    Ô, coé!
    Foi comprando pro pleito
    Ô, coé!
    Do coe canastrão
    Ô, coé!...

    O joguete é a rosa
    Ô, coé!
    A rosa é o joguete
    Ô, coé!
    Oi girando na mente
    Ô, coé!
    Do coe fanfarrão
    Ô, coé!...

    Aliança girando
    Oi girando!
    Oi, na roda girante
    Oi, girando!
    Oi, na roda girante
    Oi, girando!
    E x amigo irmão (irmão)...

    O joguete é do ramo
    É !
    Oi, girando e a rosa
    É centelha!
    Oi girando, girando
    É centelha!
    Oi, girando, girando...

    Olha a lapa! (Olha a lapa!)
    Olha a gangue na mão
    Ê, coé!
    Aliança mais não
    Ê, coé!
    Outro bobo traído
    Ê, coé!
    Seu amigo o irmão
    Ê, coé!...

    Amanhã não tem mais a brincadeira
    Ê, coé!
    Não tem mais,não tem não
    Ê, o irmão?!
    Não tem mais
    Ê, coé
    Não tem mais pro irmão
    Ê, o irmão?....mereceeeeeeeeeuuuuuuuuuuu!!!

    Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
    Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
    Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
    Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
    Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!...
    H.H.S.

    ResponderExcluir
  12. Poxa,parece até o tal "boquirroto",tamanha agressividade quando és confrontado com fatos e verdades (ou até opiniões que não se alinham com a sua)que não te agradam.

    ResponderExcluir
  13. Caro anonimo das 12:27, não tenho nenhuma procuração para defender o Fernando Leite, ao qual sequer já me dirigi pessoalmente, aliás , tenho uma certa hogeriza em me dirigir a pessoas ligadas a política, me cheira a ¨puxasaquismo¨ que abomino.
    Convenhamos caro anonimo, o fato de ter seu comentário publicado já denota uma diferença que muda tudo.Liberdade de expressão ,oxigena os debates e enriquece a todos e além do mais, provoca uma possível alternancia de poder , tão rica a um Estado democrático.
    Quem não admite pensamentos divergentes é ditador e (ou)chefe de quadrilha.

    ResponderExcluir
  14. Caro anônimo das 09:37,concordo plenamente com o parágrafo intermediário de seu comentário.Mas impressiona o "patrulhamento",que no caso está longe de ser ideológico,a tudo que não se alinha a alguns pensamentos/opiniões;assim como impressiona também a velocidade para rotular, ainda que veladamente,os que fogem ao comodismo de não se subjugar à "verdade" que desejam que sem nenhum pensamento minimamente crítico todos passem a de repente acreditar.No mais parabenizo ao jornalista Fernando Leite(que agora sim me dirijo )respeitosamente,pela sua atitude de "mesmo talvez não concordando com algo que está sendo dito,lutou e luta pelo direito de se dizê-las(e ainda as publica).Isso evidencia um dos alicerces da democracia,tão essencial à convivência respeitosa, pacífica e salutar entre as pessoas que podem(ou não) terem pensamentos iguais ou divergentes ,mas que isso não faça delas inimigos(mto menos pessoais).Ademais quase concordo(ver comentário de 01/01 21:33) que realmente essas coisas desaniman e talvez fragilizem o intelecto de alguns.Mais uma vez parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  15. Caro anonimo das 16:34, minha baixa intelectualidade impediu-me de compreender o ¨patrulhamento¨e o ¨rótulo¨.Parece-me uma retórica de alguem que viu na escrita de outrem um espelho no qual coube sua própria imagem e não suportou ou , menos mal,uma não compreensão do humilde comentário.
    Fato é que , só quis eu dizer o que foi explicitamente dito, o mais fica por conta da rica e forte intelectualidade de cada um.


    ps-Sem tréplica,não disponho de tempo nem de conteúdo intelectual para tanto!

    O bom julgador por si julga os outros?

    ResponderExcluir
  16. Ele quem?
    Foi para onde?
    22?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião