sábado, julho 24, 2010

COMPRADORES DE VOTOS EM O GLOBO DESTE DOMINGO

O repórter Fábio Fabrini produziu uma matéria didática sobre compradores de votos, no Brasil, que está na edição deste domingo, 25, de O Globo, com base em pesquisa do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. Foram levantados 200 casos, nos últimos 10 anos.

Leitura indispensável para a exata compreensão do crime que se alastra pelo país e que, na primeira década do moderno século XXI, tem sido a maior causa de cassação de mandatos, embora alguns malandros permaneçam impunes.

A matéria traz algumas revelações interessantes: em Rondônia, um candidato a vereador trocava pintinhos amarelinhos por votos e em outras praças o escambo eleitoral se dá com dentaduras, mesas de sinuca, caixas d’água e até cartelas de Viagra, sem falar na nota de 50 reais rasgada ao meio (a outra metade é entregue depois do voto na urna).

O mais curioso é a descoberta feita pelo repórter que, em cada 10 transações de compra de votos, apenas dois eleitores, realmente, cumprem e votam.

Parafraseando o colunista Ancelmo Góes, “deve ser horrível morar numa cidade, onde políticos desonestos compram votos”.

2 comentários:

  1. Fernando, nada mais é que a Lei da Oferta e Procura...é também horrível morar numa cidade, onde políticos desonestos compram votos e cidadãos corruptos vendam seus votos.

    ResponderExcluir
  2. http://blogclaudioandrade.blogspot.com/2010/07/rogerio-pode-fazer-mudanca-na.html

    Veja só, o procurador da Câmara perdeu a autoridade...a partir de agora tem que todo mundo ir de acordo com o senhor Presidente interino

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião