quarta-feira, julho 28, 2010

CAMPANHA ELEITORAL: TEMPO DE EXCEÇÃO



A campanha eleitoral é um tempo desregrado, desideologizado. É o campo fértil de todas as contradições. Não há limites. Até os mais disciplinados radicais afrouxam suas convicções. A máxima da campanha é que prevalece o império da emoção e aí tudo, rigorosamente, tudo torna-se possível. Razão, ética, fundamentos, teorias aguardam, impassíveis, a passagem do tornado do voto. Tudo se explica sob o conveniente argumento do pragmatismo.

Essa premissa justifica a conceituação média do eleitor brasileiro, um catador de resultados práticos. Alguém capaz de juntar no mesmo voto criaturas antagônicas. Uma espécie de doutor Frankstein, que, sem qualquer limite, cria aberrações eleitorais. Funde, na sua urna, liberais e comunistas, republicanos e monarquistas, motorneiros e maquinistas e tudo sem ressalvas de qualquer natureza.

Ora, se o eleitor ficou ou sempre foi assim, o candidato ficou ou sempre foi igual e, afinal, quem nasceu primeiro? Quem vai sucumbir por último? Por isso, essa compreensível redução percentual de eleitores na faixa dos 16 aos 18 anos. Essa gente que está chegando, agora, ao mundo adulto, ainda traz consigo valores intactos, ainda fica perplexa diante de alianças impensáveis, ainda crê nas leis físicas, segundo as quais há substâncias que não se misturam nunca. Descobre, à duras penas, que as conveniências eleitorais subvertem as regras mais duras e que além de se misturarem, os contrários mais radicais acabam por se amalgamar.

O que vale nessa temporada de caça ao voto é a máxima, já repetida, certa feita, pelo ex-governador Brizola: “aliança eleitoral se faz até com o capeta, desde que o tridente esteja seguro em suas mãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião