quarta-feira, julho 14, 2010

BIG BROTHER INDISCRETO NO LICEU VAI PARA JORNAL NACIONAL

A instalação de câmeras nos banheiros masculino e feminino do Liceu de Humanidades de Campos virou notícia no RJ TV, da InterTV Planície, edição das 19h, desta quarta feira, dia 14, que preparou matéria para ser veiculada ainda hoje, também, no Jornal Nacional.

A câmeras são controladas por uma central e não eram do conhecimento dos alunos. No banheiro feminino, a máquina estava camuflada, mas acabou descoberta por uma aluna que levou o caso ao conhecimento dos pais, que, por sua vez, denunciaram o fato ao Ministério Público.

A direção do Liceu justificou o uso das câmeras para identificação de possíveis atos de vandalismo e garantiu que o acesso às imagens era restrito, exclusivamente, a situações eventuais que dependessem de uma averiguação.

A Secretaria de Estado de Educação negou a autorização para a instalação do equipamento, determinou a sua imediata retirada e abriu sindicância para apurar responsabilidades. As câmeras já foram retiradas.

3 comentários:

  1. O MP NÃO PODE SE CALAR. O CASO É GRAVÍSSIMO. TEM QUE SE APURAR RESPONSABILIDADE E PUNIR NA FORMA DA LEI.
    E, EM SE TRATANDO DE MENORES,EM SUA MAIORIA, O CASO FICA AINDA MAIS DELICADO. VAI GERAR MUITAS AÇÕES NA JUSTIÇA.
    SERÁ QUE ERA SÓ PARA DETECTAR USO DE ENTORPECENTE? E AS FILMAGES, QUE FORAM FEITA DELAS?
    EU SUGIRO A EXONERAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS,DEPOIS DE FINALIZADA AS INVESTIGAÇÕES.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, acho que colocar estas câmeras nos banheiros, invade a privacidade dos alunos sim, mas existe um outro lado da moeda que é a uso irresponsável da liberdade. Muitos usam do direito de, por ser menor, acreditarem que tudo é liberado: fazer bulling, pichar paredes, brigarem dentro da escola. Penso que para se por estas câmeras, deveria ser feito uma reunião com os alunos informando, dizendo que antes de serem vigiados, eles estão sendo protegidos. Aconteceu aqui em Campos, numa escola particular, no pátio desta escola um aluno foi esbofeteado por outro e o que levou o tapa, revidou com um chute (tudo bem que uma agrassão não leve a outra). Só que um professor viu apenas este último ato e quiseram punir este aluno, e detalhe o primeiro "agressor" era parente dos donos da instituição. Se não fosse a mãe pedir para que fossem vistas as imagens, somente seu filho seria punido. Tempos bons quando nossos pais e avós nos chamavam para perto e impunham respeito. Até hoje (nós) somos assim.

    ResponderExcluir
  3. "Na planície goitacá,
    De tão grande tradição,
    Representa o Liceu,
    Um padrão na educação,
    Liceísta, sempre avante,
    Pela glória do Liceu
    Que evocamos, com orgulho,
    Oh! Liceu, Liceu, Liceu..."

    Não sinto orgulho da atitude espúria dessa direção que feriu um preceito básico pelo qual tantos lutaram, pelo qual me orgulho de ter lutado, o direito inalienável à privacidade, que está sacramentado em nossa Constituição. Nenhum argumento conseguirá convencer-nos de que tal atitude foi correta, porque não o foi. Resta agora, atitudes mais sérias por parte da Secretaria Estadual de Educação que são, afastar preventivamente todos os membros da atual direção e intervir, com pessoal técnico de fora, de forma que haja uma investigação séria e isenta para que aqueles que forem os reais responsáveis por esse ato ilícito, paguem por ele.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião